Estudantes dos 5º anos da Escola Municipal Eufrosina Pinto estiveram na Câmara de Vereadores para participar do projeto Visita Guiada, viabilizado pela Escola do Legislativo, na manhã desta quarta-feira (14).
Acompanhados da coordenadora pedagógica Iva Severina da Silva Gomes e de servidores administrativos, as crianças com faixa etária de 10 anos a 12 anos, puderam participar de palestras e dinâmicas em Plenário, ser recepcionadas pelos vereadores, fazer um lanche e um tour pela sede do Legislativo Municipal.
“É a primeira vez que visitamos a Câmara é algo muito prazeroso ter esta oportunidade extraclasse. Muitos nunca visitaram a Câmara com a família e é importante para eles como cidadãos”, ressaltou a coordenara Iva.


O presidente da Câmara vereador Tonhão deu as boas-vindas e ainda reforçou a importância de ações como compromisso com estudo, respeito aos professores e pais. Ele ainda respondeu algumas perguntas e fez um relato pessoal sobre o período que tinha a idade dos estudantes e o sonho de ser político. “A partir dos 10 anos de idade, eu fui líder de sala todo os anos. Na faculdade, atuei no junto ao centro acadêmico”, destacou.
A estudante Emanuele perguntou para Tonhão qual é a parte mais desafiadora do trabalho dele? Outros alunos quiseram saber se era ele que mandava em tudo, na Câmara e quais projetos ele já havia apresentado enquanto vereador.
A vereadora professora Maria Diogo além de querem dirigir algumas palavras ao grupo também quis ouvir as demandas da escola. Os alunos falaram de necessidades de reparos na estrutura, como troca de portas janelas, “chove dentro das salas”, há necessidade de pintura nova, o material escolar não estaria de muito bom e ocorrer até mesmo um revezamento do uso do ar condicionado, por conta da energia solar instalada não estar suportando o uso de todos os equipamentos ao mesmo tempo. “Hoje à tarde terei uma reunião com o prefeito e falarei das demandas de vocês e pedirei para ele ir até a escola, conhecer a realidade de vocês”, informou a vereadora.


Visita
O projeto Visita Guiada traz atividades informativas mescladas com interação, visando fixar o conteúdo de forma lúdica. Enquanto a coordenadora da Escola do Legislativo, Mayara Zotelli, exibe slides com os conteúdos, questiona e provoca os alunos para expressarem os conhecimentos que já têm sobre os poderes, sobre a Câmara, a função e o trabalho de vereadores.
O projeto tem o apoio da Semec (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), que fornece o transporte dos estudantes. Para saber mais sobre o agendamento das visitas, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelo ramal (67) 3509-6375.