A partir de hoje, 15, podem ser feitas as inscrições para a segunda edição do Curso de Aperfeiçoamento em Formação de Gestores que atuam na Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental com o público assistido pela Educação Especial. A capacitação é uma parceria entre a Universidade, por meio da Faculdade de Educação (Faed), e o Ministério da Educação (MEC). São ofertadas mais de mil vagas e os profissionais devem se inscrever até 23 de maio em https://faed.ufms.br/inscricao-de-cursistas-aperfgestores-edespecial/.
“O curso busca garantir a formação continuada desses gestores, que podem ser coordenadores, diretores e toda a equipe atuante da Educação Básica. Esse curso oportuniza a construção de conhecimentos necessários para a área da educação especial, assegurando uma prática mais equitativa. O objetivo é ofertar a formação continuada para esses profissionais da educação e da gestão, buscando estratégias e práticas que atendam à diversidade presente dentro da escola, garantindo a permanência equitativa e inclusiva dos alunos da educação especial”, explica a diretora da Faed, Milene Bartolomei.
Segundo a diretora, a UFMS tem participado ativamente na melhoria da educação pública no Estado e no país. “Sabemos que o Governo Federal, por meio do MEC, tem buscado fortalecer a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, com o intuito de reconstruir uma escola inclusiva no Brasil e enfrentar todos esses desafios”, fala. Ela ressalta que na primeira edição houve uma demanda de 3 mil inscritos. “A rede pública é nossa grande parceira na divulgação e também durante o curso trazendo suas experiências. A maior parte dos participantes da primeira edição eram de Mato Grosso do Sul, mas tivemos cursistas do Brasil todo, de norte a sul do país”.
Com carga horária de 180 horas, o curso é oferecido gratuitamente e dividido em temáticas como: marcos legais da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva; gestão escolar: diversidade, acessibilidade e direitos humanos; gestão escolar e acessibilidades; Atendimento Educacional Especializado: construção coletiva e participativa; Sala de Recursos Multifuncionais: financiamento, adesão e gestão de recursos; o Projeto Político Pedagógico, participação e aprendizagem.