Por meio de edital inédito, foram selecionados 14 projetos que serão desenvolvidos por estudantes e pesquisadores negros e/ou indígenas
O total de 14 projetos foi aprovado no edital inédito do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) que visa valorizar a diversidade étnico-racial e ampliar a participação de negros e indígenas em atividades de ensino, pesquisa e extensão. Serão concedidas 15 bolsas a estudantes de níveis médio e superior e destinados R$ 14 mil em apoio financeiro, o que totaliza R$ 65,4 mil em fomento institucional.
Cada projeto receberá R$ 1 mil para despesas de custeio. Os valores das bolsa são de R$ 300 para estudantes de nível médio e de R$ 700 para os da graduação, com vigência de nove meses.
As proposta aprovadas se enquadram em duas linhas:
- Ações que abordem temáticas étnico-raciais, diversidade cultural e identidade social;
- Qualquer temática, desde que haja participação de docentes e estudantes negros e/ou indígenas.
Projetos
Uma das propostas aprovadas intitula-se ‘Culinária Terena: cultura, resistência e sabores milenares’, e é coordenada pelo professor do Campus Coxim, Mario Ney Rodrigues Salvador, que é da etnia terena.
“O objetivo do projeto é realizar o levantamento, registro e catalogação dos chamados ‘pratos típicos’ da culinária terena, na Terra Indígena Lalima, no município de Miranda, e elaborar uma cartilha em formato de e-book, contribuindo com a manutenção, preservação e transmissão dos saberes ancestrais para as futuras gerações”, explica.
O docente reforça que a iniciativa é somada a outras formas de registro cultural já utilizadas pelos povos originários.
“O conhecimento indígena sempre foi passado de geração em geração pela oralidade e prática. Hoje, outras ferramentas como audiovisual, registros escritos e desenhos também estão sendo usados para eternizar esse saber, e nossa proposta busca contribuir com esse movimento por meio de um projeto de pesquisa”, completa.
No Campus Corumbá, um dos projetos aprovados é ‘Samba-enredo: histórias marginais da história’, que busca destacar figuras negras e indígenas ausentes nos livros didáticos. A coordenação é da professora Cláudia Ribeiro Alves.
“Nosso objetivo é falar sobre as questões étnico-raciais e na valorização de pessoas negras e indígenas que lutaram por sua liberdade e cultura. Muitos desses nomes não aparecem no material didático, mas suas histórias são cantadas nos sambas-enredos das escolas de samba”, explica. Para a docente, manifestações culturais recontam a história brasileira.
“Essas letras homenageiam figuras importantes e mostram uma parte da história que não está na narrativa oficial. Os sambas-enredos exaltam contribuições de negros e indígenas que, muitas vezes, não são enxergadas, ajudando a desconstruir noções preconceituosas e racistas”, finaliza.
As propostas aprovadas deverão ser executadas até dezembro deste ano. Para obter mais informações ou tirar dúvidas sobre o edital, o contato deve ser feito com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação pelo e-mail [email protected].
A lista de projetos aprovados pode ser consultada na Central de Seleção do IFMS.
Conheça todos os projetos aprovados no Edital nº 015/2025:
Nome do Projeto | Coordenador(a) | Bolsas | Campus |
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Análise do Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Informática do IFMS Campus Corumbá (2019) e o Cumprimento das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 | Alfranio Pedroso Soares | 1 | Corumbá |
A Moda Periférica Brasileira: Estilo, Resistência e Representatividade no Contexto Sociocultural Contemporâneo | Nair Rodrigues de Souza Oliveira | 1 | Três Lagoas |
Uso do gás ozônio em sementes de feijão-caupi: qualidade fisiológica, potencial de armazenamento e desempenho no campo | Gutierres Nelson Silva | 1 | Nova Andradina |
Negritude em Debate 2025 – Furnas do Dionísio | Fabio Luiz Faria da Silva | 1 | Campo Grande |
Maracatu: Ritmos e Saberes – Oficina de Maracatu no IFMS Jardim | Vinicius Bozzano Nunes | 1 | Jardim |
Entre o Silenciamento e a Resistência: Feminismo Negro, Empoderamento Acadêmico e a Imagem da Mulher Negra no Cinema | Guilherme Costa Garcia Tommaselli | 1 | Três Lagoas |
Culinária Terena: cultura, resistência e sabores milenares | Mario Ney Rodrigues Salvador | 1 | Coxim |
DAMAS LITERÁRIAS POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E ANTIPATRIARCAL | Andreia Dias de Souza | 1 | Campo Grande |
Pantamaker: Formação em Cloud Computing | Luiz Felipe dos Santos Freitas | 1 | Corumbá |
Física Ilustrada | Danilo Ribeiro de Sa Teles | 1 | Dourados |
Representação e representatividade da cultura afro-brasileira e indígena por meio do desenvolvimento de história em quadrinho baseada em Maculelê | Yuri Karan Benevides Tomas | 2 | Dourados |
Geleificantes alternativos para cultivo in vitro de mandioca | Nancy Farfan Carrasco | 1 | Nova Andradina |
Samba-enredo: histórias marginais da história | Claudia Rosane Ribeiro Alves | 1 | Corumbá |
Estudo estatístico e hidroquímico da qualidade da água do aquífero Guarani em Jardim – MS | Hedmun Matias da Cruz | 1 | Jardim |