As atividades da campanha nacional “Faça Bonito” continuam no combate ao abuso e à exploração sexual infantil. O Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou uma palestra educativa nesta manhã, 19 de maio, na Escola Salesiano Dom Bosco, em Três Lagoas. O objetivo é oferecer orientações para a prevenção e proteção de crianças e adolescentes.


A data tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar a sociedade a participar da defesa dos direitos de crianças e adolescentes. É urgente garantir a todas as crianças e adolescentes o direito a um desenvolvimento seguro, protegido e livre de abuso e exploração sexual.
De acordo com a organização da campanha, a violência sexual contra crianças e adolescentes envolve uma série de fatores de risco e vulnerabilidade, especialmente quando consideramos marcadores sociais como gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, local de moradia (rural ou urbana), condições econômicas e fatores geracionais.


Sobre a campanha
A campanha foi criada durante a mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em 18 de maio de 2009. No entanto, o que começou como uma campanha transformou-se no símbolo da causa. A partir de 2010, com a instituição da Lei Federal 9.970/00, a data passou a ser uma conquista que marca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil, alcançando diversos municípios em todo o país.