Uma gama completa de soluções para atender o setor agroindustrial e a sociedade. É o que o Sistema Fiems apresenta ao público do Showtec 2025, um dos principais eventos do agronegócio no Brasil e que acontece em Maracaju.
O evento começou nesta terça-feira (20/05) e segue até quinta-feira (22/05).
Entre os serviços apresentados pelo Senai, estão a Carreta 4.0, com simulação de processos industriais; laboratório de sementes; cursos técnicos industriais; drones e robôs.
O Sesi levou ao Showtec ação de pintura do programa Pantanow, demonstração de robótica e divulgação da Escola Sesi, com unidade em Maracaju.
O Centro de Sustentabilidade da Indústria (CSI) apresentou o programa “Em Conta”, uma iniciativa voltada para a redução de custos com energia elétrica que não requer fidelidade nem investimento na compra de placas solares.
Representando no evento o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o diretor-regional do Senai, Rodolpho Caesar Mangialardo, falou do privilégio em participar novamente da maior feira do agronegócio de Mato Grosso do Sul e destacou a contribuição da Fiems para o desenvolvimento do setor.
“Trouxemos para o Showtec um rol de oportunidades que podem ser aproveitadas tanto pelo agronegócio como pela indústria e a sociedade em geral. Venham visitar o estande da Fiems para que a gente possa fechar bons negócios e ajudar seu negócio a prosperar”, disse Rodolpho.
Durante a cerimônia de abertura, o governador do Estado, Eduardo Riedel, enalteceu o papel da ciência e da tecnologia para o progresso no campo. “Quando a gente vê todo esse parque com alto nível de tecnologia e suporte ao produtor rural, fica com a convicção de que está no caminho certo. O Showtec está no coração dessa estratégia ao reunir todas as instituições de pesquisa e tecnologia que proporcionam maior produtividade ao produtor rural”, afirmou o governador.
O secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, ressaltou que o Sistema Fiems tem feito a diferença para promover a industrialização do Estado.
“A Federação das Indústrias tem sido grande parceira da atração de empreendimentos e da agregação de valor para a nossa economia. Tudo isso precisa de pesquisa e qualificação, que é trazido pelo Senai e pelo Sesi e apresentado no Showtec. O Sistema Fiems vem cumprindo seu papel institucional de levar à sociedade a qualificação e a pesquisa”, disse Verruck.
O prefeito de Maracaju, José Marcos Calderan, destacou a feira como vitrine para as realizações do setor agrícola e também como janela para o futuro, por meio da inovação e da tecnologia.
Sobre o Showtec 2025
O Showtec reúne produtores rurais, pesquisadores, empresas e profissionais do setor para apresentar as mais recentes tecnologias voltadas à produção agrícola. Mais de 160 empresas expositoras demonstram novas cultivares, manejos mais eficientes, soluções sustentáveis, maquinários modernos e produtos inovadores.
Promovido pela Fundação MS, o Showtec 2025 conta com mais de 120 mil metros quadrados de área de exposição, deve receber mais de 25 mil visitantes e gerar R$ 600 milhões em negócios.