Cartão de Informação do Candidato traz ainda horário da aplicação e deve ser levado impresso no dia da prova, domingo (25)
Os candidatos inscritos nos concursos públicos do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), que somam 81 vagas para docentes e técnicos-administrativos e que serão realizados neste domingo (25), já podem consultar os locais e horários das provas escritas.
As informações estão disponibilizadas no Cartão de Informação do Candidato, com acesso no site do Instituto AOCP, organizador dos certames. O cartão deverá ser impresso e levado no dia da prova.
As provas serão aplicadas nas dez cidades onde estão localizados os campi do IFMS: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
De forma geral, os candidatos do concurso para técnicos-administrativos terão seus horários de prova divididos entre a manhã e a tarde, conforme o cargo pretendido. Já os candidatos aos cargos de professor realizarão a prova no período da tarde.
Acesse o Cartão de Informação do Candidato!
Abertura dos portões
Pela manhã, os portões dos locais de prova serão abertos às 7h15 e fechados, impreterivelmente, às 8 horas. O início da aplicação da prova objetiva está previsto para 8h15, com duração de quatro horas, incluindo o tempo para o preenchimento da folha de respostas.
No período da tarde, os portões abrirão às 13h15 e fecharão às 14 horas. O início da prova objetiva está agendado para as 14h15, também com quatro horas de duração. Todos os horários são locais, referentes a Mato Grosso do Sul.
O gabarito preliminar das provas objetivas será divulgado no dia seguinte à aplicação, 26 de maio.
Provas
O candidato deverá comparecer com antecedência mínima de 45 minutos do horário fixado para o fechamento do portão de acesso ao local de realização da prova.
Deve ainda levar consigo caneta esferográfica transparente, de tinta azul ou preta, seu documento oficial de identificação com foto e o Cartão de Informação do Candidato.
Será permitido beber água e alimentar-se durante a realização da prova, desde que os itens estejam acondicionados em recipientes transparentes e sem rótulos.
As provas terão duração de quatro horas. Os candidatos poderão levar consigo o Caderno de Questões, desde que permaneça na sala até o final do horário de aplicação.
Mais informações, incluindo os editais e suas retificações, estão disponíveis para consulta no site do Instituto AOCP. Em caso de dúvidas, o contato deve ser feito pelo e-mail [email protected].
Concorrência
Os concursos registraram 20.357 candidatos inscritos para concorrerem às 81 vagas oferecidas. Com isso, a média de concorrência é de 274,6 candidatos por vaga nos cargos de técnicos-administrativos em educação e 465,01 candidatos por vaga para docentes.
De acordo com o Instituto AOCP, organizador dos certames, o cargo técnico com maior relação candidato/vaga foi Técnico em Assuntos Educacionais (nível superior), com 1.075 candidatos disputando a única vaga disponível.
Na sequência, aparecem os cargos de Assistente de Aluno (nível fundamental), com 475,8 candidatos por vaga (1.903 inscritos para quatro vagas); e o cargo de Assistente em Administração (nível médio), com 474,4 candidatos por vaga (8.539 inscritos para 18 vagas).
Entre os cargos de Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, as áreas que apresentam maiores relações candidato/vaga são: Português/Português, que lidera a concorrência, com 722 candidatos por vaga; Química (465 candidatos/vaga), Ciências Agrárias/Zootecnia (447 candidatos/vaga) e Biologia (442 candidatos/vaga).
A concorrência de todos os cargos foi divulgada na semana passada.