Idosa de 71 anos, vacinada em 2023, é mais uma vítima da gripe que já matou 68 pessoas em MS neste ano
Nova Andradina registrou a sexta morte provocada por Influenza em 2025. A vítima é uma mulher de 71 anos, portadora de comorbidades como diabetes mellitus insulino-dependente e hipertensão arterial. Ela apresentou os primeiros sintomas no dia 12 de maio, foi internada no dia 15 e faleceu no dia seguinte (16), com diagnóstico confirmado de Influenza B. A paciente não havia tomado a vacina contra a gripe neste ano, sua última dose foi em 2023.
O novo óbito reforça o alerta da Secretaria Municipal de Saúde sobre a importância da vacinação, especialmente entre os grupos mais vulneráveis, como idosos, pessoas com comorbidades e crianças.
A circulação intensa do vírus e o aumento de casos graves já colocam 2025 como o quarto mais letal por Influenza em Mato Grosso do Sul desde o início da série histórica de acompanhamento, em 2009. Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), o Estado já soma 68 mortes pela doença em pouco mais de quatro meses.
A gripe não é uma doença banal. Os sintomas aparecem de forma súbita e incluem calafrios, mal-estar, dores no corpo, cefaleia, secreção nasal excessiva, entre outros. Em muitos casos, pode evoluir rapidamente para quadros graves, especialmente em pessoas com comorbidades, idosos e crianças.
A transmissão ocorre principalmente por meio de gotículas expelidas ao falar, tossir ou espirrar, além do contato com superfícies contaminadas e posterior toque nos olhos, nariz ou boca. Diante de qualquer sinal da doença, a recomendação é procurar atendimento médico e manter isolamento por pelo menos 7 dias, a fim de evitar a disseminação do vírus.
Vacinação continua disponível
Mesmo com a liberação da vacina para toda a população a partir dos seis meses de idade, a cobertura vacinal ainda é considerada baixa. Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, apenas 28,27% do público-alvo (crianças, idosos e gestantes) foi imunizado até o momento.
As doses seguem disponíveis em todas as unidades de saúde do município. Para se vacinar, é necessário apresentar a Carteira de Vacinação, Cartão do SUS e CPF.
(*) Nova Notícias