24.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 21 de maio de 2025

Você sabe a importância de participar da audiência pública que vai discutir os impactos da Bracell de Bataguassu?

O encontro acontece dia 29 de maio e é fundamental a presença de todos os cidadãos 

No próximo dia 29 de maio acontece a tão esperada audiência pública para debater assuntos relacionados a instalação de uma unidade da Bracell, em Bataguassu. O megaempreendimento bilionário promete mudar os rumos da cidade e da região, ajudando ainda mais a Costa Lesta a se consolidar como o ‘Vale da Celulose’.

Apesar de saber que uma indústria de celulose muda para melhor a cidade a qual ela se instala, também não podemos esquecer os impactos que ela causa. Sendo assim, em uma sociedade democrática, a participação do cidadão é fundamental para a construção de políticas públicas que atendam aos interesses e necessidades da população. Nesse caso, a audiência pública emerge como um instrumento essencial para promover esse diálogo entre o povo e o poder público. Por isso, é fundamental a presença dos moradores no encontro que será realizado na quinta-feira da próxima semana, dia 29 de maio.

Você sabe a importância de participar da audiência pública que vai discutir os impactos da Bracell de Bataguassu?

A audiência pública visa debater os impactos ambientais, sociais e econômicos da nova planta industrial da Bracell. O encontro será no Ginásio de Esportes do CEJA, localizado na Avenida Frei Luís, 533, no Residencial Modelo I, e integra uma etapa obrigatória do processo de licenciamento ambiental do empreendimento. A audiência é aberta à população e representa um espaço importante para a participação da sociedade civil.

IMPACTOS

Sabemos que o investimento bilionário vai gerar empregos e melhoria a vida dos moradores de uma cidade, mas com um empreendimento tão grande, a demanda de serviços tais como escolas, segurança pública, residências, postos de saúde, alojamentos, hotéis, etc também aumentam. Sendo assim, a presença da população no encontro é fundamental para conseguir ficar por dentro dos assuntos que envolvem o próprio município onde reside.

Audiência pública é uma reunião aberta ao público, organizada por órgãos governamentais ou entidades responsáveis pela tomada de decisões em assuntos de interesse coletivo. Seu objetivo principal é proporcionar um espaço para que os cidadãos possam se informar, se manifestar e serem ouvidos em relação a determinada questão.

As audiências públicas visam promover a transparência, a participação e a democratização das decisões, permitindo que os indivíduos afetados por essas decisões tenham a oportunidade de expressar suas opiniões.

OPINAR E DEBATER

Durante o encontro, os participantes têm a oportunidade de fazer perguntas, apresentar suas opiniões, oferecer propostas e compartilhar informações relevantes sobre o tema em discussão. As audiências públicas permitem que os cidadãos participem diretamente do processo de tomada de decisão da fábrica, proporcionando-lhes uma voz ativa e uma plataforma para expressar suas opiniões e preocupações. 

Ou seja, na audiência pública que será realizada no dia 29 de maio, os cidadãos poderão se informar, discutir, esclarecer questões. autoridades poderão ouvir as preocupações da população. Todas as informações são levadas em conta durante a aprovação de projetos, empreendimentos, entre outras iniciativas a serem tomadas.

De acordo com o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA-RIMA), a nova unidade da Bracell representa um investimento estimado de R$ 16 bilhões. A planta será instalada a cerca de 9 km da área urbana de Bataguassu e a 3,9 km do Rio Paraná.

A nova fábrica terá capacidade para produzir 2,92 milhões de toneladas de celulose kraft por ano, em anos sem parada geral. Também poderá operar em modelo combinado, com produção de 1,46 milhão de toneladas de celulose kraft e 1,14 milhão de toneladas de celulose solúvel, totalizando cerca de 2,6 milhões de toneladas anuais.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.