24.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 22 de maio de 2025

Agricultura em corda bamba: Showtec debate riscos e caminhos para equilibrar custos na produção de soja e milho

“Tivemos uma evolução de quase 10 vezes nos custos nos últimos 25 anos”, explica especialista

Em meio a um cenário de incertezas econômicas, oscilações nos preços das commodities e aumento expressivo nos custos de produção, a sustentabilidade financeira da agricultura tem sido colocada à prova. A produção de grãos, especialmente soja e milho, enfrenta um momento de forte pressão, exigindo do produtor rural uma gestão cada vez mais estratégica, técnica e eficiente, foi o que apresentaram especialistas durante o painel “Viabilidade do sistema de produção de soja e milho”, no Showtec 2025.

O consultor do grupo Agros, Lucas Broch, foi enfático ao descrever o momento atual como uma travessia delicada. “Nós temos vivido nos últimos anos uma alteração importante na estrutura do negócio agrícola, especialmente da soja e milho. Essa estrutura tem nos levado a margens mais estreitas. Aquilo que antes parecia um caminho pavimentado e seguro, hoje parece uma corda bamba”, afirmou. Segundo ele, hoje o produtor precisa equilibrar múltiplas variáveis para manter a rentabilidade, muitas vezes contando até com elementos de sorte. “Tivemos uma evolução de quase 10 vezes nos custos nos últimos 25 anos, sem a devida compensação nos preços ou na produtividade”, pontuou.

Broch destacou ainda a importância de entender a estrutura de custos da propriedade rural como ferramenta essencial para a tomada de decisões. “Não dá mais para o cara fazer uma operação da forma como fazia lá atrás, especialmente do ponto de vista da gestão financeira. O risco da atividade se tornou muito grande”, alertou.

Entre as alternativas apontadas para enfrentar esse novo contexto, estão a proteção de margem, a diversificação de riscos, o controle mais rigoroso dos recursos e o investimento em tecnologia. “O agricultor precisa ter informações na mesa para decidir com mais qualidade num ambiente de mais risco”, orientou. Apesar do cenário desafiador, Broch acredita que o setor passa por um momento de ajuste e que o produtor, com o devido preparo, seguirá em frente. “Não é que o negócio está pior, ele está mais arriscado. O produtor tem que dar cinco passos em linha reta na corda bamba, mas com uma altura da queda maior. Então ele vai continuar andando, porque o agricultor faz isso a vida inteira. Só tem que estar mais atento para não cair”, finalizou.

O Showtec encerra sua 28ª edição nesta quinta-feira (22), com palestras de alto nível técnico e estratégico, reafirmando seu papel como um dos principais polos de difusão de conhecimento e inovação no agronegócio nacional. O enfoque se volta à “Gestão Estratégica no Agro – Construindo Resultados de Impacto”, uma realização do Sindicato Rural de Maracaju, em parceria com o Núcleo de Mulheres do Agro e a Bayer – Conexão Mulheres.

A programação destaca o protagonismo feminino no setor, com palestra de Mônica Dias Riedel sobre empreendedorismo e liderança, seguida por uma mesa redonda que reúne nomes expressivos como Edy Elaine Biondo Tarrafel, Cristina Spekken e Maira Fernandes, sob moderação da Dra. Biól. Carla Cristina Dutra de Aquino, embaixadora do clube AgroMulher. O encerramento do evento celebra a força da gestão estratégica e da liderança no avanço competitivo e sustentável do agro brasileiro.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.