Projeto foi selecionado em edital da área de Humanidades da Fundect/MS e será executado no município de Ponta Porã
Subsidiar políticas públicas voltadas à gestão de riscos urbanos ocasionados por questões climáticas. É o que busca um projeto do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) selecionado na Chamada Humanidades MS 2024, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect/MS).
Intitulado ‘Desenvolvimento de Cidades Resilientes a Desastres Naturais Associados a Inundações: Desafios para a Gestão Pública’, o projeto foi submetido pelo professor de Geografia do Campus Ponta Porã, Edivaldo Geffer, e receberá R$ 40 mil para ser executado no município.
A proposta é identificar estratégias que fortaleçam a adaptação do município de Ponta Porã frente às mudanças climáticas e possíveis desastres naturais associados a inundações.
Entre os objetivos específicos do projeto estão a análise de dados históricos e científicos sobre enchentes, identificação de práticas de cidades resilientes e diagnóstico de áreas de risco ocupadas irregularmente no município.
O coordenador do projeto explica que uma das principais metas é elaborar um relatório com as percepções dos moradores das áreas de risco.
“Serão coletadas informações sobre o que os moradores percebem em relação a possíveis desastres naturais e as estratégias de enfrentamento que utilizam. Além disso, o relatório incluirá sugestões deles para melhorias nas políticas públicas, infraestrutura e ações preventivas. Esse documento servirá como base para entender as necessidades e expectativas da população”.
Expectativas
Entre os resultados esperados está a elaboração de um diagnóstico sobre ocupação irregular e vulnerabilidade a inundações no município de Ponta Porã. As informações poderão subsidiar propostas de políticas públicas mais eficazes para a gestão de riscos urbanos, e serão apresentadas em eventos científicos.
A pesquisa terá a participação de um estudante do ensino superior como bolsista e de três voluntários do ensino médio.
“Nesse sentido, esse projeto também contribui para o avanço da pesquisa no âmbito do IFMS, ao passo que aproxima os alunos da vivência acadêmica na pesquisa e extensão, com exemplos práticos dos professores pesquisadores que estão no dia a dia em sala de aula”, comenta o professor.
Geffer destaca que os resultados também serão difundidos por meio de publicações em revistas científicas e materiais de divulgação acessíveis à população e gestores públicos.
Para o município de Ponta Porã, os impactos esperados envolvem a geração de conhecimento sobre a ocupação urbana e os riscos de inundações, contribuindo para a formulação de políticas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável e a redução de vulnerabilidades sociais.
Mais informações projetos aprovados em chamadas de instituições que promovem o fomento da pesquisa podem ser obtidas pelo e-mail [email protected], da Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFMS.
Humanidades
Por meio da chamada, a Fundect/MS destinou R$ 3,2 milhões para o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação nas áreas de Humanidades, incluindo as Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes.
As 50 propostas selecionadas demonstram efetivos impactos sociais, políticos, econômicos, artísticos, ambientais e/ou culturais em Mato Grosso do Sul, e visam contribuir para o alcance de parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Mais informações estão disponíveis na página da Chamada Humanidades MS 2024.