13.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 29 de maio de 2025

Sérgio Longen busca apoio no Senado para derrubar decreto que eleva IOF

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, esteve reunido com o senador Vanderlan Cardoso na última terça-feira (27) para discutir alternativas para barrar os efeitos do Decreto nº 12.467/2025, que aumentou a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre operações de câmbio destinadas ao exterior.

Durante o encontro, Longen reforçou que a medida inviabiliza investimentos e penaliza ainda mais o setor produtivo brasileiro. “Esse é mais um tributo que vai onerar as empresas e os cidadãos brasileiros, especialmente aqueles que buscam crédito internacional a juros mais baixos para viabilizar investimentos. O setor industrial não pode arcar com mais esse custo”, afirmou.

O presidente da Fiems também destacou a importância do apoio do Congresso Nacional para reverter a medida e proteger o ambiente de negócios. “Estamos buscando alternativas legais e políticas para impedir que esse decreto traga ainda mais prejuízos para a indústria e para a economia do País”, completou.

Em resposta, o senador Vanderlan Cardoso demonstrou preocupação com a decisão do governo federal, classificando-a como uma surpresa negativa. “Mais uma vez fomos pegos de surpresa com uma decisão do governo. Não podemos aceitar esse decreto”, disse, revelando que já está articulando uma iniciativa legislativa para sustar o decreto.

“Eu já conversei com o meu líder do partido para apresentar um PDL (Projeto de Decreto Legislativo) sustando esse decreto do governo, para que os setores, que são muitos, possam ficar um pouco mais tranquilos”, explicou.

Logo após a reunião, o senador Vanderlan protocolou no Senado o PDL nº 240/2025, que propõe sustar os efeitos dos Decretos nº 12.466 e nº 12.467. O PDL visa impedir que as alterações no regime do IOF avancem, evitando o aumento de custos para o setor produtivo e para a sociedade em geral.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.