Voltada para apoiar o Microempreendedor Individual, 16ª edição da iniciativa contemplou 60 municípios do Estado entre 26 e 30 de maio
Com pontos disponíveis para receber o público em 60 municípios de Mato Grosso do Sul, o Sebrae/MS realizou no Estado mais de 6 mil atendimentos durante a 16ª edição da Semana do MEI, promovida simultaneamente em âmbito nacional pela instituição, entre os dias 26 e 30 de maio. Voltada para apoiar o Microempreendedor Individual, com o oferecimento de serviços gratuitos, palestras e oficinas, a iniciativa cumpriu o propósito de fortalecer esses pequenos negócios.
“O MEI é a porta de entrada para quem quer empreender e, hoje, no Estado, essa categoria é muito expressiva. São mais de 160 mil microempreendedores individuais, representando 48% do total de empresas, então, com esse trabalho conseguimos estar ainda mais próximos dessas pessoas. Essa ação veio, principalmente, para apoiá-los na declaração anual que teve o prazo encerrado no dia 31 de maio, além disso, também levamos conhecimento para que eles possam melhorar o dia a dia do negócio. Dessa forma, o Sebrae cumpre o seu papel de fortalecer esses empreendedores para que eles possam aproveitar as oportunidades e fazerem parte do desenvolvimento do Estado”, destacou Claudio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae/MS.

Durante a Semana do MEI, a declaração anual foi o serviço mais procurado pelo público, representando 32,5% dos atendimentos realizados na ação. Ao todo, 1.869 microempreendedores receberam esse suporte. Em Três Lagoas, por exemplo, André Ricardo de Souza, que trabalha na área de construção civil, foi na unidade regional do Sebrae/MS em busca de ajuda para fazer o procedimento. “Com a vida corrida, muitas vezes falta tempo para cuidar de detalhes importantes. Eu vim ao Sebrae para fazer minha declaração anual de microempreendedor. O atendimento foi rápido e direto ao ponto, me ajudou demais. Até a guia eles imprimiram aqui e consegui fazer o pagamento na hora. É muito bom ter esse tipo de apoio, especialmente quando o dia a dia é atribulado”, expôs.
Geane de Oliveira Santos foi outra microempreendedora que buscou auxílio. Vendedora de salgados em Bonito, ela encontrou na unidade regional do Sebrae no município o atendimento que precisava para se regularizar. “Queria colocar meu MEI em dia e fazer a declaração do imposto, mas não sabia nem por onde começar. No atendimento, recebi todas as orientações para fazer o parcelamento e a declaração corretamente. É muito bom saber que podemos contar com o Sebrae, e melhor ainda: de forma gratuita”, pontuou.

Manicure em Corumbá, Patrícia Ferreira, já é cliente Sebrae e como sabia do prazo final para a declaração anual, foi até a Sala do Empreendedor no município em busca do serviço. “Sou manicure e pedicure, e busquei ser MEI por conta dos direitos, ter uma segurança pessoal e do meu negócio. Acho importante a gente manter essa regularização. Sempre faço a declaração, todo ano busco o Sebrae. O atendimento é bom e gratuito, ajuda muito”, comentou.
A Semana do MEI também atraiu microempreendedores que desejavam expandir o negócio, como é o caso de Teresa Urbano Padovani. Proprietária da “Antojos e Bocaditos Tere”, ela faz bolos e salgados para festas de aniversário em Dourados, com o diferencial de oferecer também opções venezuelanas, tradicionais no país em que nasceu, como os tequeños de queijo, queijo com goiaba, queijo com presunto e queijo com banana. “Comecei com os bolos e agora estou oferecendo salgados também, então quando vi no jornal que o Sebrae estava com os atendimentos em Dourados, aproveitei para vir acrescentar mais uma atividade na categoria de atuação do meu MEI”, comemorou Teresa.
Primeiro passo para empreender
Além de apoiar empreendedores já formalizados, a Semana do MEI também ofereceu suporte para quem deseja ingressar no mundo do empreendedorismo, com a formalização de 219 novos microempreendedores individuais como Benedito dos Santos. Aos 68 anos, o aposentado decidiu embarcar em um novo desafio: se tornar entregador. Para se formalizar, ele procurou o Sebrae em Campo Grande, onde recebeu a orientação necessária. “Foi tranquilo todo o processo. O Sebrae me auxiliou em tudo, sem custo algum. Eu já conhecia os serviços da instituição por acompanhar as divulgações na televisão. Eu sou aposentado, e busco uma nova fonte de renda, por isso decidi vir. Estou novo ainda, com energia para continuar trabalhando”, afirmou.
Neoclóvis Belgara, atua na área de vendas varejistas em Bonito e, durante a Semana do MEI, decidiu se formalizar e buscou a Sala do Empreendedor do município. “Eu não saberia como abrir meu MEI sozinho e, se não tivesse essa ajuda, teria que pagar um contador só para isso. Como estou saindo da informalidade, me sinto mais seguro agora. Antes, ficava com medo de acontecer algo e não ter nenhum tipo de proteção ou benefício. Esse apoio do Sebrae faz toda a diferença”, ressaltou.

A manicure Taila Souza também buscou a formalização. Ela procurou a Sala do Empreendedor em Coxim, para dar esse passo importante. “Aproveitei a Semana do MEI para formalizar minha empresa e garantir que tudo esteja em conformidade com as exigências legais. Além disso, quero aproveitar ao máximo os benefícios e orientações que o Sebrae oferece para quem quer crescer de forma estruturada”, declarou.
Conhecimento em pauta
Mais do que oferecer atendimento gratuito e orientações, a Semana do MEI também promoveu palestras magnas em Bonito, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados e Três Lagoas, reunindo um público de mais de 1.200 pessoas. Para levar conhecimento aos empresários, o Sebrae convidou especialistas e empreendedores cases de sucesso para compartilhar experiências, estratégias e histórias inspiradoras.

Entre os destaques, Rick Chesther mostrou como transformou R$10 e a venda de água em um movimento nacional de atitude e resiliência, com a palestra “Pega na Visão”. Já Manu da Peixaria contou como conquistou o público e criou um negócio autêntico no ramo alimentício, combinando carisma e estratégia de marca.
Rapha Falcão abordou o uso prático do marketing digital e da inteligência artificial para impulsionar pequenos negócios nas redes sociais, enquanto Thiago Careca emocionou o público ao narrar a trajetória que traçou no mundo do empreendedorismo e passou de vendedor de sanduíche a dono de uma rede de franquias.
Por fim, o jovem Luiz do Brownie trouxe a receita de como transformar uma paixão em uma marca nacional de sucesso, e a artesã Luciana Jaber mostrou que é possível viver da arte, ensinando como transformar talento manual em fonte de renda.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.