De 25 a 27 de junho, representantes do Município de Três Lagoas, por meio formadores municipais, participaram do Seminário Regional do Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil da Região Centro-Oeste, realizado em Campo Grande. Com o tema “Avaliando e Construindo Novos Caminhos para a Leitura e Escrita na Educação Infantil”, o evento marcou a etapa final da edição 2024/2025 do projeto formativo.
O seminário reuniu profissionais envolvidos no desenvolvimento do projeto nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, incluindo coordenações regionais e estaduais, formadores municipais e outras autoridades nacionais, estaduais e municipais. A programação oficial contou com abertura solene, apresentações culturais, conferência, mesa redonda, rodas de conversa, apresentação de trabalhos e encerramento.
O Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) é uma iniciativa vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Seu objetivo principal é promover a formação continuada dos profissionais da educação infantil para aprofundar saberes relacionados ao desenvolvimento da linguagem oral, leitura e escrita nas crianças. A primeira edição do projeto foi realizada em 2024 e concluída em 2025 na região Centro-Oeste.



Em janeiro deste ano, a Portaria MEC nº 85 instituiu o Programa de Formação Continuada Leitura e Escrita na Educação Infantil – Pro-LEEI. Entre seus objetivos estão: assegurar a oferta contínua de formação para fortalecer práticas pedagógicas voltadas à linguagem oral, leitura e escrita na educação infantil; além de fomentar a cooperação técnica entre Ministério da Educação (MEC), Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) e Secretarias de Educação estaduais e municipais.
Em Três Lagoas, o processo formativo atendeu 218 cursistas, entre eles 139 professores pedagogos dos Grupos 5 e 6; 25 professores de áreas específicas como Arte, Língua Inglesa e Educação Física; 35 coordenadores pedagógicos; além de 19 diretores ou diretores adjuntos. Estima-se que cerca de 3.124 crianças da pré-escola tenham sido beneficiadas diretamente pelas ações do projeto.



Seis formadores municipais atuaram no município: Paulo Roberto Friósi, Mayara dos Santos Araújo, Rosenilda Cardoso da Silva, Fé de Souza Freitas, Ivani Barboza Montalvão Gomes e Maria Angélica Cangussu. O projeto proporcionou um espaço dedicado ao diálogo, reflexões e troca de experiências entre educadores e formadores sobre práticas pedagógicas relacionadas à leitura e cultura escrita na infância.
Entre os avanços evidenciados ao final do LEEI/2024 está o fortalecimento da compreensão sobre a cultura escrita como direito das crianças. O processo educativo busca ampliar as oportunidades para que elas vivenciem situações significativas de leitura e escrita em diferentes contextos cotidianos. Os professores assumem o papel fundamental de mediação dessas experiências respeitando o direito à infância e promovendo o protagonismo infantil na produção textual.
No seminário regional foram apresentados trabalhos elaborados pelos formadores de Três Lagoas que destacaram temas como oralidade, leitura e cultura escrita na educação infantil; a importância do LEEI para a profissionalização docente; cultura escrita; além das memórias históricas relacionadas ao programa no município.



Os títulos dos trabalhos apresentados foram:
- “O trabalho com a oralidade, a leitura e a escrita na Educação Infantil no município de Três Lagoas-MS” (Mayara dos Santos Araújo et al.);
- “A importância do LEEI na profissionalização do docente da Educação Infantil no município de Três Lagoas – MS” (Ivani Barboza Montalvão Gomes et al.);
- “Cultura Escrita na Educação Infantil” (Fé de Souza Freitas et al.);
- “Memórias e História: Nosso encontro com o programa Leitura e Escrita na Educação Infantil” (Fé de Souza Freitas e Silvia Adriana Rodrigues).
O Seminário reforça o compromisso com o fortalecimento da formação continuada dos professores(as) da Educação Infantil com foco na formação de crianças leitoras e produtoras de textos, com autonomia e protagonismo, como sujeitos que acreditam em suas potencialidades e relações em diferentes tempos e espaços.