Na noite da última segunda-feira, 30 de junho, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), promoveu a Escuta Pública da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Ciclo 2. O evento aconteceu no Plenário Ranulpho Marques Leal da Câmara Municipal.
A Escuta Pública foi um momento rico em trocas e esclarecimentos sobre os editais da PNAB, política pública permanente que visa descentralizar recursos e fortalecer os fazedores de cultura em todo o Brasil. Durante o encontro, foram debatidas ações essenciais como capacitação e credenciamento dos agentes culturais, investimentos em infraestrutura e consultoria técnica. Todas as propostas têm foco na valorização da cultura viva, geração de renda para os artistas locais, regionalização dos editais e fortalecimento do setor cultural no território.
Essa iniciativa busca ampliar o diálogo entre poder público e sociedade civil, promovendo um ambiente participativo para aprimorar as políticas culturais no estado. Além disso, a Escuta Pública é uma etapa obrigatória para a execução da PNAB, garantindo que os recursos sejam aplicados conforme as reais necessidades do setor.
Representando a Fundação de Cultura, estiveram presentes Silvano Heck e Iria Maciak. O encontro reuniu também Israel Zayed, representante do Conselho Estadual de Cultura; Stênio Congro, diretor de Cultura de Três Lagoas; membros do Conselho Municipal de Cultura como Maria do Rap, Nilva Barrozo, Kenia Faria, Aaron Sales e Samira Silva; o vereador Marcus Bazé, representando a Câmara Municipal; além de representantes dos departamentos culturais de Aparecida do Taboado e Inocência. Participaram ainda agentes culturais, coletivos, sociedade civil e gestores públicos da Região Costa Leste.
Confira as imagens na galeria:








