Durante pronunciamento na Câmara Municipal, o vereador Fernando Jurado trouxe à tona uma demanda histórica da população de Três Lagoas: a necessidade de um local centralizado e eficiente para emissão de documentos como RG, CNH, carteira de trabalho, além de serviços do Procon e Defensoria Pública.
Inspirado no modelo paulista do Poupatempo, Jurado propôs a implantação de uma unidade do programa “Fácil MS” — já existente em cidades como Campo Grande e Dourados. A iniciativa, segundo ele, visa facilitar a vida do cidadão comum, que hoje enfrenta uma verdadeira saga para obter documentos básicos.
“Fiz um vídeo essa semana simulando uma ida a Andradina para tirar o RG. Essa é a realidade de muitos três-lagoenses, inclusive da minha própria família. Minhas filhas já precisaram ir para outro estado só para tirar um documento. Isso é inadmissível”, afirmou Jurado.
O vereador também relatou que, ao tentar agendar a emissão do RG via internet, constatou que não há mais vagas disponíveis para 2025 em Três Lagoas. “Imagine um cidadão que precisa do RG para resolver algo urgente. Esperar seis meses ou um ano é impossível”, criticou.
Jurado fez questão de ressaltar que sua fala não se trata de uma crítica aos servidores locais. Ao contrário, destacou a dedicação da servidora Cristiane no posto de identificação e denunciou o estrangulamento da estrutura atual, com poucos funcionários para uma demanda crescente.
Além da proposta de trazer o Fácil MS para o município, Jurado sugeriu que a Prefeitura reavalie o uso do espaço que está sendo construído para praça de alimentação no Shopping Popular. “Ao lado já existe a praça da Feira Central. Não faz sentido duplicar esse tipo de serviço. Que tal utilizar essa estrutura para criar um centro de atendimento ao cidadão? Seria uma solução inteligente e eficiente”, argumentou.
Ao fim de sua fala, Jurado informou que está em viagem a Brasília junto a outros vereadores. Na capital federal, ele tem se reunido com entidades locais para articular a destinação de emendas parlamentares que fortaleçam o trabalho social desenvolvido em Três Lagoas.
“Estamos aqui para buscar recursos, apoio e soluções concretas para a nossa cidade. A população merece um serviço público de qualidade, desde a emissão de documentos até o fortalecimento das nossas associações”, finalizou.