Todas as famílias residentes no Cinturão Verde que foram afetadas pelo traçado do contorno rodoviário já foram devidamente indenizadas pelo DNIT
A obra do contorno do anel viário de Três Lagoas deve ficar pronta em um ano. A construção é esperada há mais de uma década e tem previsão de ser entregue em meados de 2026. Como nem tudo são flores, houve algumas reclamações, mas, de acordo com o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), moradores atingidos pela obra forão indenizados.

Ao todo, serão 26,4 quilômetros de empreendimento viário, dos quais 15 deles já estão concluídos. Dois dos sete viadutos também já foram concluídos. Ainda segundo o Dnit, até o final deste mês e junho, 60% da obra está concluída.
O Dnit explica que, no momento, as obras estão paradas por uma situação administrativa do contrato, a qual já está sendo resolvida. “A empresa vai voltar agora no mês de julho e a previsão de conclusão é em meados de 2026. Tínhamos a previsão de terminar ainda neste ano, mas devido à parada, vai atrasar pelo menos três meses”, explicou o órgão.
A construção deve ampliar a capacidade de fluxo de veículos que transitam por Mato Grosso do Sul em direção a Campo Grande ou à Capital do Estado de São Paulo. No começo, a obra não foi bem recebida por alguns proprietários rurais que precisaram desapropriar áreas.

A equipe de reportagem conversou com o Dnit e foi informada de que tudo o que foi acordado está sendo construído. O departamento ainda ressaltou que tudo está no projeto e todos os processos são judiciais para que ninguém seja lesado.
– 15 quilômetros já estão pavimentados – faltam 11 km para pavimentar
– A obra terá 07 viadutos
– 02 viadutos já estão concluídos
O anel viário também vai passar por um local denominado Cinturão Verde, uma área rural da Prefeitura de Três Lagoas, a qual foi cedida para pequenos agricultores. Apesar de residirem no local, os moradores não tinham a posse do espaço. As famílias que lá moravam chegaram a fazer um movimento, alegando que estariam sendo prejudicadas, já que a obra vai ‘cortar’ a região.
Ainda segundo o Dnit, todos os moradores do Cinturão Verde foram indenizados. De acordo com o órgão, desde 2021 existe um trabalho com os 17 moradores que moram no local e todos estão cientes. Com a área pertence à prefeitura, o Executivo também será pago. Todos estão sendo indenizados individualmente.

“Já tivemos acertos com todas as famílias, fizemos as audiências e indenizados todas as casas. Todos saíram satisfeitos e contentes. O dinheiro já estava depositado na Caixa Econômica em contas judiciais e o juiz está liberando conforme os editais. Acredito que a maioria já recebeu e quem ainda não recebeu tudo, deve estar pegando o dinheiro nos próximos 10 dias no máximo. Além disso pagamos a prefeitura também pelas terras. No último dia 3 e dia 4 foram feitas todas as audiências das famílias e as matrículas da prefeitura”
INVESTIMENTO
O Dnit está investindo no anel viário R$ 200,8 milhões, recursos estes que estão garantidos no caixa do órgão. O trecho inicia no KM-261 da Br-158/MS, intercepta a BR-262/MS (sentido Campo Grande) e a BR-158/ MS, próximo à ponte do Rio Paraná, em direção ao Estado de São Paulo.

A estimativa é que após concluída, pelo menos 14 mil veículos transitem pelo trecho da obra, evitando passar por dentro da cidade de Três Lagoas, a qual após grande desenvolvimento, tem um enorme fluxo de veículos. Desta forma, a obra deve desafogar o trânsito no município.
Cerca de 25 mil veículos trafegam pelas BRs 158 e 262 em direção ao perímetro urbano de Três Lagoas. Se referir as duas rodovias, foi estimada uma média de 12 a 14 mil veículos diários, sendo a grande maioria de trânsito pesado.
Veja abaixo o vídeo publicado em junho de 2024 e mostra os trechos da pavimentação que foram executadas
GERAÇÃO DE EMPREGO
Pelo menos 450 trabalhadores estão atuando na construção de sete Obras de Arte Especiais (OAE), sendo três viadutos, uma ponte e três passagens de nível superior. A rodovia está sendo contruída em pavimento rígido de concreto, o qual tem maior vida útil.
SEGURANÇA DOS USUÁRIOS
Três Lagoas é um importante polo industrial, principalmente de celulose. A construção do contorno deve, nesse sentido, reduzir o tempo das viagens e ampliar a segurança dos usuários. A equipe do Perfil News recentemente esteve no local e registrou imagens aéreas, para do cronograma das obras.
Na incursão ao trecho, foi observado que a empreiteira que executa a obra está trabalhando em vários pontos da rodovia, atuando na construção de pontes, aterros e passagens de nível, além da pavimentação. O trecho de 9 km compreende a ligação da BR 158, sendo Selvíria, próximo à Fazenda Três Lagoas, com a BR −262 no trecho Três Lagoas à Água Clara. Os demais trechos são a BR −262, a Br-158, sentido, Brasilândia e a BR-158, a ligação com a ponte sobre o Rio Paraná, passando ao lado da empresa Cargill.