Na manhã desta quarta-feira, 2 de julho, a Prefeitura Municipal de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), em parceria com a Suzano e com o apoio técnico da Roda Educativa e da Cidade Escola Aprendiz, realizou o Encontro do Arranjo de Desenvolvimento Educacional “GRIFE Costa Leste/MS”. O evento, que ocorreu na sede da SEMEC, reuniu representantes da educação de seis municípios de Mato Grosso do Sul: Água Clara, Brasilândia, Inocência, Ribas do Rio Pardo, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas.
A abertura do encontro foi marcada por uma apresentação encantadora das “borboletinhas”, alunas do PROETI da E.M. General Nelson Custódio. Em sua fala, a secretária municipal de Educação e Cultura (SEMEC), Ângela Brito, ressaltou a importância da gestão democrática na educação. “A parceria com a Suzano tem sido fundamental na reestruturação dos nossos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP), fortalecendo a Gestão Democrática nas Unidades de Ensino. Em 2025, permanecemos com nosso trabalho conjunto, com foco no clima escolar como motor propulsor da aprendizagem”, declarou.



O consultor da estratégia de educação da Suzano, Leonardo Bastos, destacou os dois compromissos sociais da empresa: redução da pobreza e impulsionar a educação nos territórios de atuação da Suzano. “A nossa estratégia de Educação, tem como agenda central apoiar a inclusão produtiva de jovens de 14 a 24 anos estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Estudantes e egressos do Ensino Médio e EJA”, disse.
O consultor enfatizou ainda que em MS a Suzano tem um projeto piloto de Prevenção e Enfrentamento a Evasão Escolar, tendo como parceiro implementador a Cidade Escola Aprendiz, que realizou um diagnóstico socio territorial, mobilizando a organização de Comitês Intersetoriais de Busca Ativa Escolar que estão elaborando seus planos de ações.



Angela Luiz Lopes, coordenadora do Projeto Fortalecimento dos Arranjos com a Suzano, enfatizou a relevância do planejamento estratégico durante o evento. “Estamos no 5º ano do Programa e nosso intuito é qualificar a educação pública na Costa Leste. Por meio da colaboração entre os municípios, buscamos desenvolver estratégias que fortaleçam a educação nas regiões em que atuamos”, explicou.
Em 2025, o foco será a implementação da Escola das Adolescências, um programa nacional do Ministério da Educação voltado para alunos do 6º ao 9º ano. Angela ressaltou a importância de criar oportunidades para os jovens nessa transição para o ensino médio, visando minimizar as taxas de desistência escolar.