29.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 15 de julho de 2025

Com apoio da Suzano, Ribas do Rio Pardo lança novos fluxos e protocolos de enfrentamento à violência infantojuvenil

  • Entrega da cartilha marca avanço no Sistema de Garantia de Direitos e reforça atuação intersetorial na proteção de crianças e adolescentes.
  • Por meio do Programa Agente do Bem da Suzano e assessoria técnica da Childhood Brasil, o lançamento é fruto de ações estruturantes desenvolvidas nos últimos anos em Ribas do Rio Pardo.

A Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, em parceria com a Childhood Brasil, realizou, nesta terça-feira (15), a entrega oficial dos novos fluxos e protocolos de atendimento a crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência em Ribas do Rio Pardo. O ato representa um avanço significativo no fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente (SGDCA) no município e é resultado do trabalho coletivo liderado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento às Violências contra Crianças e Adolescentes (CMEVCA), com apoio técnico da Childhood Brasil e investimento social-privado da Suzano.

“Como rio-pardenses de coração, nós acreditamos que nosso papel vai muito além do desenvolvimento econômico, também é nosso compromisso contribuir para a construção de uma sociedade mais justa, segura e igualitária. Em linha com nosso direcionador que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, essa cartilha reflete um trabalho coletivo essencial que se iniciou em 2021 e que culmina com a formação de uma rede de atenção ainda mais robusta e fortalecida, principalmente quando se trata da proteção de crianças e adolescentes”, afirma Leonardo Mendonça Pimenta, diretor Operações Industriais da Suzano em Ribas do Rio Pardo.

Por meio do Programa Agente do Bem da Suzano, e com a assessoria técnica da Childhood Brasil, referência nacional no tema, a parceria viabilizou, ao longo dos últimos anos, uma série de ações estruturantes, como o mapeamento territorial de impactos, um diagnóstico situacional das violências, a constituição do Comitê Municipal, em 2024, e o alinhamento teórico e legal entre os órgãos de atendimento. O resultado é um modelo intersetorial de atuação que fortalece a rede de proteção, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e a Lei nº 13.431/2017, conhecida como Lei da Escuta Especializada, que é essencial para assegurar a proteção integral de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.

A violência contra crianças e adolescentes engloba atos ou omissões que causem danos físicos, emocionais, sexuais ou morais, praticados por familiares, responsáveis, instituições ou pela sociedade em geral. Diante da complexidade e da gravidade dessas situações, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabeleceu a criação do Sistema de Garantia de Direitos, que articula e integra serviços, órgãos públicos e sociedade civil para assegurar a promoção, proteção e defesa desses direitos.

Acolhimento

Ainda em apoio à Rede de Proteção do Município, em dezembro de 2023, como parte das ações previstas no Plano Básico Ambiental (PBA), a Suzano entregou ao município de Ribas do Rio Pardo uma Casa de Acolhimento, com investimento de R$ 4,3 milhões na construção e no mobiliário da estrutura. O espaço foi desenvolvido para oferecer um ambiente familiar, seguro e humanizado a crianças e adolescentes em situação de risco social ou afastados do convívio familiar por decisão judicial, reforçando o compromisso da empresa com a proteção de direitos e o desenvolvimento social no território.

Agente do Bem

Lançado pela Suzano em Três Lagoas no final de 2015, o Programa Agente do Bem nasceu com o objetivo de mobilizar a sociedade local para a proteção dos direitos de crianças e adolescentes, em parceria com a Childhood Brasil. Em 2021, a iniciativa foi expandida para outros dez municípios do estado, consolidando-se como uma das principais estratégias de desenvolvimento social da companhia nas regiões onde atua.

Em Ribas do Rio Pardo, o programa foi implementado em setembro daquele ano, com a assinatura de um termo de compromisso com o poder público municipal e a adesão de órgãos como o Conselho Tutelar e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA). Na cidade, o Agente do Bem também passou a incorporar ações voltadas à proteção dos direitos das mulheres, ampliando seu escopo de atuação.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.