Jairo Queiroz tem quase quatro décadas de experiência na criação de cavalos árabes
Por: Nathalia Santos
O criador Jairo Queiroz, de Três Lagoas, foi um dos grandes destaques da 44ª Exposição Nacional do Cavalo Árabe, realizada em Indaiatuba (SP). O evento é considerado a maior e mais prestigiada competição da raça no Brasil e reuniu criadores de todo o país e até de fora, com representantes do Chile, Argentina, Uruguai e Estados Unidos.
Com 39 anos de dedicação à criação de cavalos árabes, Jairo levou três animais à disputa e voltou para casa com duas premiações nacionais. Ele falou ao Perfil News sobre a participação e relevância da premiação.
Um de seus potros conquistou medalha de ouro unânime, com os cinco juízes, quatro estrangeiros e um brasileiro, dando pontuação máxima. Já sua potra foi premiada com o título de campeã nacional prata. Além deles, ele levou ainda um filhote de apenas seis meses, com o objetivo de observar seu comportamento em um evento desse porte.

“A Nacional é o top do top. É a maior exposição do país, julgada por especialistas do mundo todo. Os animais precisam passar por classificatórias regionais para disputar. Só conseguimos levar quem realmente está preparado”, explica o criador.
A participação expressiva de Jairo Queiroz não apenas destacou a excelência do seu trabalho, mas também colocou Três Lagoas em evidência no cenário nacional e internacional da equinocultura.
“Toda vez que chamavam os premiados, o nome de Três Lagoas era citado. Foi uma grande visibilidade para a cidade. É gratificante representar nossa região em um evento desse nível”, completou Jairo, emocionado com os resultados.
Com quase quatro décadas de experiência, Jairo é hoje referência na criação de cavalos árabes e mostra, com sua trajetória e conquistas, o potencial do interior sul-mato-grossense na pecuária de elite.