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terça-feira, 15 de julho de 2025

Estudantes de Mato Grosso do Sul têm até 18 de agosto para se inscrever na 3ª Edição do Desafio Liga Jovem

“Agora, após visitarmos todos os estados brasileiros e mais o Distrito Federal e ouvirmos novas histórias de educadores e de estudantes que já passaram pelas duas primeiras edições do DLJ, ficou ainda mais evidente o potencial criativo de todos eles para soluções de problemas reais, e o tamanho desse impacto para eles, seu entorno e seu ecossistema social. Por isso, prorrogamos o prazo de inscrições no sentido de oferecer essa oportunidade para mais jovens, Brasil afora”, afirma Paulo Ventura, gestor do Desafio Liga Jovem

Inscrições prorrogadas

Ainda dá tempo de participar da 3ª edição do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae. A maior competição brasileira de empreendedorismo de tecnologia na escola, que mobiliza estudantes de todo o país, tem as inscrições prorrogadas até 18 de agosto. Alunos podem cadastrar seus projetos em três categorias: 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e Educação Superior. Basta formar uma equipe de 2 a 5 pessoas, obter o apoio de um professor orientador e inserir os dados no link: https://inscricao.desafioligajovem.com.br/bemvindo.

Nesta edição, são esperadas 80 mil inscrições de participantes divididos em três categorias: do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental; do Ensino Médio, Técnico, Profissional e Tecnológico; e da Educação Superior. A grande novidade é a participação, na final nacional, de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando 405 alunos e 81 professores: três equipes representadas por estado.

Os vencedores do DLJ3 irão participar de uma viagem internacional de até 10 dias. Além de concorrer a essa missão internacional, os participantes terão a chance de ganhar mais de 600 mil reais em prêmios, ao longo da competição, incluindo vales-compra, notebooks, celulares e uma viagem nacional.  

Objetivo central do DLJ3

O DLJ quer empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de uma trilha de aprendizado, de vivências inspiradoras e prêmios. Os alunos deverão propor uma solução criativa, economicamente viável e de impacto social para um problema na escola ou na comunidade do seu entorno, utilizando como aliada a tecnologia. Pode ser a criação de site, de uma página de rede social, de um aplicativo para celular, jogos, mas também pode ser o desenvolvimento de tecnologias analógicas, como formas de produção e metodologias.

O gestor do Desafio Liga Jovem e analista de educação empreendedora do Sebrae, Paulo Ventura, reforça que a iniciativa é uma oportunidade para valorizar e impulsionar as novas gerações que já estão construindo o futuro. “Depois de passarmos por todos os estados e o Distrito Federal e ouvirmos histórias inspiradoras de estudantes e de professores que já participaram do DLJ, ficou ainda mais evidente o potencial criativo dos jovens para encontrar soluções inovadoras para problemas reais, e o impacto disso em suas vidas e comunidades. Por isso, decidimos prorrogar as inscrições, para que mais jovens de todo o Brasil possam participar e viver essa experiência transformadora”, afirma. 

Sete oficinas gratuitas que são uma prévia do que os alunos vivenciam ao longo do DLJ3

Atualmente, workshops “mão-na-massa” de 1 hora, oferecidos de forma síncrona e online, funcionam como pílulas dos conteúdos que serão oferecidos durante o DLJ3. Além de ajudarem os participantes a se prepararem para a competição, as oficinas são certificadas e funcionam como mais uma ferramenta de engajamento para as inscrições. Destacam-se: “Como estimular a minha criatividade”; “Como usar prompts de IA para buscar soluções para problemas” e “Como me apresento para o mundo”.  Para que as oficinas sejam oferecidas, é necessário que o gestor escolar solicite agendamento no link desafioligajovem.com.br/oficinas, até 15 de agosto.   

ETAPAS DA 3ª EDIÇÃO

  • Junho a Agosto
    • Mobilização de equipes – missões de engajamento online e offline, valendo premiações fora da competição principal.
    • Etapa de Desenvolvimento
  • Até 18 de agosto – Inscrições 
  • 27 de agosto – Envio do vídeo-pitch de até 5 minutos, apresentando o projeto.
  • Setembro e Outubro – Etapa Estadual – apresentação online para uma banca de jurados.
  • Novembro e Dezembro – Etapa Nacional – apresentação presencial em uma viagem nacional.
  • 2026 – Missão Internacional

PREMIAÇÃO

  • Etapas Estaduais – As equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de R$ 500 por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.
  • Etapa Nacional Presencial – Os três representantes de cada estado irão participar de uma imersão em uma capital de inovação, custeado pelo Desafio. 

Vencedores da Grande Final

  • 1º Lugar (de cada categoria) – Ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
  • 2º Lugar (de cada categoria) – Alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.
  • 3º Lugar (de cada categoria) – Alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.

Honra ao mérito

Alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito. 

NÚMEROS GERAIS DAS EDIÇÕES ANTERIORES SOMADAS

  • Mais de 74 mil estudantes inscritos em 630 oficinas e palestras
  • Mais de 60 mil estudantes e professores-orientadores inscritos
  • 43% de municípios brasileiros alcançados
  • Mais de 3.800 projetos de inovação social apresentados 

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