O Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) participou da Ação Cidadania #TodosPorElas pelo Fim do Feminicídio, neste sábado, 19 de julho, no Parque Jacques da Luz, no bairro Moreninhas, em Campo Grande. A iniciativa reuniu mais de 90 instituições públicas e privadas para ampliar o acesso a serviços essenciais e fortalecer a luta pelo fim da violência contra as mulheres.
Idealizada pela desembargadora Jaceguara Dantas da Silva, coordenadora da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de MS, a mobilização faz parte da campanha #TodosPorElas e tem como princípio a prevenção como instrumento de proteção. “A união de esforços entre todos os parceiros está possibilitando que ofereçamos cerca de 300 serviços, com foco especial na mulher vítima de violência. O diferencial desta ação é o direcionamento para políticas públicas voltadas às mulheres e o envolvimento de instituições como o Tribunal de Contas, o Judiciário, o Executivo e a sociedade civil que possibilita que essa ação seja ainda mais efetiva”, ressaltou a desembargadora.
O TCE-MS contribuiu com a oferta de atendimentos oftalmológicos gratuitos em parceria com o Instituto MS Visão e com ações educativas voltadas ao público infantil e juvenil. A proposta é promover, de forma lúdica e interativa, o entendimento sobre cidadania, direitos e deveres, aproximando o órgão da sociedade.
A conselheira substituta Patrícia Sarmento destacou o papel pedagógico e cidadão da Corte de Contas neste tipo de ação. “A ideia é abordar temas importantes por meio de brincadeiras com as crianças, e com os adolescentes plantar a semente da cidadania e do controle social. A participação do TCE é importante porque quando saímos do escritório é possível pensar melhor políticas públicas voltadas ao enfrentamento de problemas complexos e também porque a população sente que nós não estamos distantes dela”, concluiu.
A auditora de controle externo do TCE-MS, Flávia de Oliveira Ribeiro, também reforçou o objetivo de levar o Tribunal para mais perto da comunidade. “O objetivo é sair do nosso ambiente de trabalho e mostrar à sociedade a importância do Tribunal de Contas no controle externo e na fiscalização dos recursos públicos.”
Carla Stephanini, coordenadora estadual da Casa da Mulher Brasileira, também ressaltou a importância da atuação do TCE-MS. “É dessa forma, com a união de esforços dos poderes constituídos, que vamos conseguir erradicar a violência contra a mulher. A presença do Tribunal de Contas é fundamental, não só pela fiscalização e análise dos orçamentos públicos, mas por seu papel pedagógico. Precisamos ver os recursos públicos sendo aplicados em políticas efetivas de enfrentamento à violência contra a mulher.”
Além das ações do TCE-MS, o evento ofereceu atendimentos em saúde, assistência jurídica e social, emissão de documentos, rodas de conversa, atividades culturais e serviços como: corte de cabelo, capacitação profissional, imunização, atendimento psicológico, orientação jurídica familiar e acesso a vagas de emprego.