24.3 C
Três Lagoas
terça-feira, 22 de julho de 2025

Serviço municipal “Família Acolhedora” realiza ação de mobilização no centro de Três Lagoas

Na manhã desta terça-feira, 22 de julho, a equipe do Programa da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) da Prefeitura de Três Lagoas “Família Acolhedora” esteve no cruzamento das Avenidas Filinto Muller com a Capitão Olinto Mancini, promovendo um pit stop com o objetivo de divulgar e captar novas famílias interessadas no serviço.

A ação faz parte das estratégias de mobilização social para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no município. O programa é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer acolhimento temporário a crianças e adolescentes que, por medida de proteção, precisam ser afastados de suas famílias de origem.

Diferente da adoção, o acolhimento familiar é uma medida temporária, onde a criança ou adolescente permanece com a família acolhedora enquanto sua situação é avaliada pela Justiça e pela rede de proteção, até que possa retornar à sua família biológica ou, em casos específicos, ser encaminhado para adoção. Durante esse período, o jovem passa a viver em um ambiente familiar, recebendo cuidado, atenção e afeto — elementos fundamentais para seu desenvolvimento saudável.

A proposta é que essas crianças e adolescentes tenham uma rotina normal, como qualquer outra, em um ambiente familiar, o que difere da realidade do Acolhimento Institucional. Como forma de apoio, a Prefeitura oferece uma ajuda de custo no valor de um salário mínimo por criança acolhida, para subsidiar as despesas relacionadas ao cuidado.

A SMAS ressalta a importância de mais famílias aderirem ao programa, para que mais crianças e adolescentes sejam beneficiados com um lar temporário.

A equipe continuará promovendo ações de sensibilização e está disponível para tirar dúvidas da população. Famílias interessadas podem procurar a equipe da Família Acolhedora na Rua Zuleide Perez Tabox, nº 97, Centro, ou enviar uma mensagem via WhatsApp para o número (67) 99286-0561.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.