21.2 C
Três Lagoas
quarta-feira, 23 de julho de 2025

Café com Negócios: edição especial debate a força da indústria sul-mato-grossense

Com apoio do Sebrae/MS, evento trouxe representantes da Arauco Brasil, Inflex e Valmet para abordarem o papel do setor produtivo em Campo Grande

Mato Grosso do Sul registrou, em 2024, um crescimento acima da média nacional na expansão da indústria, segundo a Pesquisa Industrial Mensal Regional do IBGE. Nesse cenário de avanço econômico, empresas do estado se reuniram na manhã de ontem (22), no Bosque Expo, em Campo Grande, para uma edição especial do Café com Negócios, com foco no setor industrial. O evento, apoiado pelo Sebrae/MS, reuniu executivos da Arauco Brasil, Inflex Indústria de Embalagens Flexíveis e Valmet América do Sul para discutir estratégias e oportunidades ligadas ao desenvolvimento regional.

Idealizado pelo empresário Dijan de Barros, o Café com Negócios surgiu a partir do Empretec, um curso imersivo do Sebrae voltado à formação de empreendedores. O evento é realizado desde abril de 2017 e promove a conexão entre pequenos negócios e grandes empresas, oferecendo um espaço para troca de experiências sobre temas como geração de empregos, qualificação profissional e fortalecimento da economia local.

“É uma grande satisfação ver o Café se consolidando como um espaço de conexão, aprendizado e inspiração. Esta edição, com foco na indústria, mostra como o estado tem avançado graças à articulação entre o setor público e privado, criando um ambiente mais favorável para quem deseja empreender”, destacou Dijan de Barros.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, eventos como esse são essenciais para construir relacionamento com os pequenos negócios. “Nós atendemos no ano passado mais de 122 mil empresas em Mato Grosso do Sul, levando oportunidades de conexões. Nós também temos o programa Conexões Corporativas, que busca conectar os pequenos negócios às grandes empresas, inserindo este pequeno empresário no processo de desenvolvimento que o nosso estado vive”, disse Mendonça.

Com foco em tecnologia, inovação e sustentabilidade, o evento destacou o papel de Mato Grosso do Sul como protagonista em transformações no setor produtivo. Participaram das discussões Cesar Augusto Scheide (Inflex), Fernanda Yanaze Maia (Valmet) e Diego Bueno Marques (Arauco), representantes de empresas que têm liderado mudanças significativas nas suas áreas.

À frente da Inflex, indústria sediada em Dourados, Cesar Scheide é diretor-administrativo da empresa que possui mais de 36 anos de mercado e é reconhecida nacionalmente pela produção de embalagens plásticas de alta qualidade. “A produção de embalagens representa 2% do PIB brasileiro e está concentrada aqui em Mato Grosso do Sul. Esse é um mercado que se destaca pela separação do plástico, com diversos setores envolvidos nesse processo. A evolução da empresa acompanhou os produtos, conquistando certificações de sustentabilidade e segurança”, afirma o executivo.

A Valmet América do Sul também destacou as transformações econômicas geradas por novas tecnologias aplicadas à redução de impactos ambientais na indústria, já que possui uma produção que ocupa cerca de 9% da área do estado com florestas cultivadas de forma sustentável.

“Essa alta produção exige do empreender buscar serviços especializados, sempre se preocupando tanto pela parte de inovação, como sustentabilidade. Para quando a oportunidade chegar, esse pequeno empreendedor também estar preparado para atender essas grandes demandas que a gente tem visto aqui no estado”, compartilha Fernanda Yanaze Maia, gerente de Marketing e Comunicação da Valmet América do Sul.

Mais informações sobre as ações do Sebrae estão disponíveis na Central de Atendimento, pelo telefone 0800 570 0800, ou no site: ms.sebrae.com.br.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.