29.5 C
Três Lagoas
segunda-feira, 28 de julho de 2025

Festival Gastronômico Caipira reúne cerca de 30 mil pessoas e impulsiona o empreendedorismo em Três Lagoas

Com correalização do Sebrae/MS, terceira edição do evento trouxe feira com negócios liderados por mulheres

A terceira edição do Festival Gastronômico Caipira, realizada entre os dias 25 e 27 de julho no estacionamento do Shopping Três Lagoas, consolidou o evento como uma das maiores celebrações populares e gastronômicas de Mato Grosso do Sul. Com entrada gratuita, o festival reuniu quase 30 mil pessoas durante três dias, impulsionando a economia local e oferecendo espaço para empreendedores da região mostrarem seu talento, criatividade e sabores típicos.

Ao lado da Abrasel Costa Leste e do Shopping Três Lagoas, o Sebrae/MS foi correalizador da iniciativa e levou para o festival uma feira com negócios liderados por mulheres. “Conseguimos mostrar que é possível gerar impacto social, econômico e financeiro com o empreendedorismo feminino, os produtos locais e o potencial turístico de Três Lagoas. O Sebrae acredita que o desenvolvimento passa pela inclusão produtiva e pela valorização das vocações regionais”, pontuou o analista-técnico do Sebrae/MS, Jonatha Reis.

O presidente da Abrasel Costa Leste, Brenner Salviano, explica que o festival gastronômico se transformou num patrimônio cultural de toda a região. “Chegamos ao terceiro ano com a certeza de que o festival já é o maior do gênero em MS. E isso só é possível porque temos parceiros que acreditam na proposta, como o Sebrae, que além do apoio institucional trouxe um trabalho técnico essencial para valorizar os pequenos negócios e a economia criativa. Agradeço ao Sebrae pelo sucesso alcançado”, reforçou.

Tatiane Faneco, superintendente do Shopping Três Lagoas, disse que a realização do festival reforça o papel do shopping como espaço de convivência e fortalecimento do comércio regional. “Mais do que um festival gastronômico, construímos juntos um ambiente de celebração da cultura caipira, da culinária típica e do empreendedorismo. A cada edição superamos as expectativas e ampliamos nosso impacto social e econômico”, ressaltou.

O prefeito Cassiano Maia destacou o impacto para o calendário cultural e turístico da cidade. “Três Lagoas vive um momento de protagonismo e eventos como este ajudam a fortalecer nossa identidade, geram renda e movimentam o turismo. Parabenizo a Abrasel, o Sebrae, o Shopping e todos os envolvidos por esse trabalho brilhante. Espero nos encontrarmos aqui em 2026”, disse.

Tenda Sebrae reúne empreendedoras da região

Ao longo dos três dias, empreendedoras de diferentes municípios tiveram a oportunidade de expor ao público os produtos que desenvolvem na Tenda Sebrae. Na sexta-feira (25), estiveram presentes empresárias que participam do programa Sebrae Delas em Três Lagoas.

Já no sábado (26), mulheres integrantes do projeto Dona Della Empreendedoras, executado pelo Sebrae e MS Florestal, em parceria com a Bracell Social, e profissionais que compõem a Associação das Empreendedoras da Costura Ipê Rosa e Associação dos Artesãos da Nova Porto XV, de Bataguassu, apresentaram ao público o trabalho artesanal que desenvolvem. Por fim, no domingo (27), foi a vez das integrantes da Associação de Artesanato Mãos Unidas de Paranaíba participarem da feira.

Durante os três dias, empreendedoras apresentaram uma diversidade de produtos, como bordados, crochês, chinelos personalizados, esculturas, bolsas confeccionadas com resíduos industriais, objetos de decoração e alimentos artesanais em pequena escala.

Uma das participantes foi Gislaine Simione Fortes que vende trufas, bolos no pote e empadas. Ela conta que foi a primeira vez que participou de um evento com grande público. “Confesso que cheguei bem ansiosa. Mas, ao ver toda a estrutura, a organização e o cuidado com cada detalhe, fiquei mais confiante e animada. Foi uma experiência incrível”, comemorou.

Janaina Tureta, da Delicato’s Capuccino, também expôs produtos e destacou a importância de participar do Festival Caipira para trazer mais visibilidade do seu negócio. “Eu adorei a proposta. Já tinha participado do Delas Day em Campo Grande e, desde então, decidi seguir nesse circuito de eventos com o apoio do Sebrae, porque sei o quanto isso impulsiona a divulgação da minha marca. Cada nova participação é uma chance de mostrar meu produto, conquistar clientes e crescer”, resume.

Mesmo atuando no setor da construção civil, a empresária Thais Ferreira, da Pavesul Blocos, viu no evento gastronômico e cultural, uma oportunidade estratégica para apresentar seus produtos a um novo público. “Foi a primeira vez que participamos de um evento tão voltado ao público final e a experiência foi muito positiva. Levamos nossos pavers, blocos, pisos táteis e outros produtos cimentícios com a intenção de divulgar nossa marca e aproveitar o grande fluxo de pessoas para fecharmos negócios no futuro. Muita gente se interessou, pediu orçamento e já saímos com boas prospecções. Com o apoio do Sebrae, vimos que inovar na forma de apresentar nossos produtos pode abrir portas importantes”, explicou.

Além da feira de negócios promovida pelo Sebrae, o festival trouxe mais de 20 estações gastronômicas, espaço kids, exposições culturais e shows de grandes nomes nacionais, como Falamansa, Loubet, Felipe & Vinícius, Alba Lessa e Anderson & Claudinho. A ação contou com o apoio da Prefeitura de Três Lagoas, Câmara Municipal e Governo do Estado.

Outras informações sobre eventos apoiados pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas na Central de Relacionamento, pelo número 0800 570 0800, ou pelo site ms.sebrae.com.br.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.