18.9 C
Três Lagoas
quarta-feira, 30 de julho de 2025

Profissionais do MS unem jornalismo e psicologia e lançam movimento Comunicação Confortável

O movimento convida todos a participarem, tanto quem atua como comunicador por atuar no jornalismo, marketing, relações públicas ou publicidade

Uma dupla de comunicadoras lançou, no Mato Grosso do Sul, uma prática para trazer reflexão a respeito de como as pessoas conduzem a forma de falar e de se posicionar. A Comunicação Confortável, lançada em junho, com formato de oficina para os interessados, une técnicas do jornalismo e da psicologia para ativar autenticidade em tempos em que a sociedade tem um condicionamento, especialmente ao que diz respeito aos padrões.

A proposta reconfigura o modelo de media training com receitas, de como falar para a câmera, por exemplo, e convida ao autoconhecimento e contato direto com o desconforto, para enfrentá-lo com leveza ou mesmo abandoná-lo, para não ficar preso aos modelos e arquétipos que, muitas vezes são impostos ou aceitos.

Dilma Bernardes e Fabiana Silvestre reuniram experiências próprias na carreira da comunicação e trazem referências do estoicismo para um novo olhar sobre o modo de se comunicar. A psicologia entra como ciência da saúde e das nossas humanidades para lembrar que é possível conforto emocional no ato de se comunicar, como um aprimoramento contínuo de convite ao autoconhecimento.

“Quem nunca passou um sufoco em apresentações importantes, ao conversar com o chefe, um colega de trabalho, um amigo? O conforto que propomos não se trata de um lugar passivo ou acomodado. É uma posição ativa e refletida, resultado do autoconhecimento e do respeito às emoções que nos constituem, ideia mais alinhada à etimologia da palavra. Conforto, em sua origem, significa com força ou fortalecimento, portanto, com decisão. Escolhas mais alinhadas a quem somos e aos nossos objetivos tendem a ser mais bem sucedidas e isso vale para a comunicação e a vida”, explica Fabiana, jornalista e psicóloga.

Ambas estão desenvolvendo um curso com módulos mais aprofundados sobre a Comunicação Confortável com exercícios práticos e que podem ser personalizados. O movimento convida todos a participarem, tanto quem atua como comunicador por atuar no jornalismo, marketing, relações públicas ou publicidade, mas é para aquela pessoa que pretende também transformar sua comunicabilidade como pessoa em seus variados papeis; mãe/pai, marido/esposa, no trabalho e tantos outros em que a vida nos coloca.

A degustação é dada com o Guia de Comunicação Confortável que você pode acessar, fazer breve cadastro para baixar o e-book. Quem esteve na primeira oficina, pode participar de atividades, comentar experiências e também ouvir relatos.

“Eu quis fazer a oficina para melhorar a minha comunicação para ficar mais confortável a mim e a quem me relaciono. O encontro envolveu elementos e partes, que se integraram.  Considerando o indivíduo como um todo, levando em conta aspectos físicos, mentais e sociais, ou seja, uniu todos os participantes com suas particularidades e coletividade”, relata Simone Moraes, desenhista industrial.

A psicóloga Evelyn Madruga também esteve no primeiro grupo da oficina e destaca a interatividade entre os participantes a partir dos três pilares apresentados pelas comunicadoras.

“De forma muito simples, porém com profundidade, a Dilma e a Fabiana nos apresentaram três pilares para uma comunicação mais confortável: empatia, clareza e autenticidade. A experiência foi muito rica e gratificante”, resume Evelyn que pretende estar na próxima edição da oficina.

O movimento Comunicação Confortável marca os 25 anos da Contexto Mídia, agência sul-mato-grossense com atuação em diversos estados do Brasil, finalista do Prêmio Mega Brasil de Comunicação como TOP5 Centro-Oeste. “Atuamos em várias frentes de comunicação e convidamos agora, clientes, amigos e novos parceiros a uma reflexão importante para nosso papel. Um momento em que todos somos mídia, podemos trazer autenticidade aos discursos,” completa Dilma Bernardes, jornalista, diretora da Contexto e uma das executoras do projeto.

Contexto Assessoria

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.