A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), iniciou a campanha Agosto Lilás 2025, que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A iniciativa é coordenada pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher Vítima de Violência “Halley Coimbra Junqueira” (CRAM), vinculado ao Departamento de Proteção Social Especial da SMAS.
Instituída pela Lei Estadual nº 4.969/2016 e pela Lei Municipal nº 3.340/2017, a campanha reforça a importância da divulgação da Lei Maria da Penha, dos serviços especializados da rede de apoio e dos mecanismos de denúncia. Apenas de janeiro a junho de 2025, o CRAM atendeu 336 mulheres em situação de violência, demonstrando a relevância das ações voltadas à proteção e ao acolhimento.
A rede de atendimento em Três Lagoas atua de forma integrada com o CRAM, a SMAS, a Coordenadoria da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, a Delegacia da Mulher, o Programa Mulher Segura (Promuse) da Polícia Militar, a Defensoria Pública, o Ministério Público, o Poder Judiciário, além das Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e de Educação e Cultura (Semec).
PROGRAMAÇÃO AGOSTO LILÁS 2025
04/08 – Abertura da campanha com o Projeto Conhecer para Combater, na USF Maristela.
07/08 – Palestra para funcionários da Suzano, nos períodos matutino e vespertino.
08/08 – Palestra na Empresa de Ônibus Breda/Piracicabana para o setor administrativo.
09/08 – Ação na Praça Ramez Tebet, com apresentações culturais, feira de artesanato, serviços de saúde, stand do CRAM com orientações, brinquedos infláveis e aulão de ritbox com a professora Fabiana e suas alunas. Ainda no mesmo dia, participação na ação Agosto Dourado na Clínica da Mulher.
11/08 – Palestra no Loteamento Maresias, via CRAS Interlagos.
13/08 – Palestra sobre os serviços do CRAM, rede de apoio e canais de denúncia para ACS e coordenadores das unidades de saúde, no auditório do SSPMTL, nos períodos da manhã e da tarde. Lançamento da exposição da oficina “Nossa História dá um Livro”, que reúne relatos de mulheres atendidas e que venceram o ciclo da violência.
17/08 – Participação do CRAM na ação “A Rua é Nossa”, na Lagoa Maior, com distribuição de folders e orientações.
19/08 – Palestra no Loteamento Oasis, por meio do CRAS Interlagos.
22/08 – Palestra informativa para funcionários da empresa Lopes, com foco na prevenção e combate à violência contra a mulher.
29/08 – Encerramento da campanha com o “Café com Prosa”, projeto destinado às mulheres em acompanhamento psicológico e social no CRAM.
Durante todo o mês, as atividades visam sensibilizar, mobilizar e conscientizar a sociedade sobre a necessidade de romper o ciclo da violência e garantir os direitos das mulheres.
A secretária municipal de Assistência Social, Vera Helena Arsioli Pinho, destacou que a campanha reforça a importância da união da sociedade no enfrentamento a esse problema. “Viver sem violência é um direito de toda mulher. É preciso denunciar e fortalecer a rede de apoio, para que nenhuma mulher esteja sozinha nessa luta”, afirmou.
Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos canais oficiais, como o Disque 180 e a Delegacia da Mulher.
Agosto Lilás 2025: Viver sem violência é um direito. Vire esse jogo: denuncie.