O trabalho desenvolvido pela equipe do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Três Lagoas, foi aprovado para apresentação no 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontecerá entre os dias 28 de novembro e 3 de dezembro de 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF).
Com o título “Estratégias de Diagnóstico e Adesão ao Tratamento da Tuberculose em Pessoas em Situação de Rua: Relato de Experiência de uma Equipe de Consultório na Rua”, o trabalho foi selecionado na modalidade Comunicação Oral Curta, que integra os 2.061 trabalhos aprovados nessa categoria entre os mais de 8 mil inscritos em todo o país.
A coordenadora do Consultório na Rua, Andreia Lima, responsável pelo trabalho aprovado, destacou a importância da conquista.
“Entre maio de 2024 até o momento, atendemos sete pacientes em situação de rua em tratamento de tuberculose. Seis já receberam alta e apenas um segue em tratamento, atualmente no quinto mês, sempre acompanhado de perto pela nossa equipe”, ressaltou.
Mesmo diante das dificuldades enfrentadas pelo público em situação de rua — como a vulnerabilidade social e a dependência química — o trabalho demonstra como estratégias assertivas e o fortalecimento de vínculos podem garantir a adesão e o sucesso do tratamento.
A seleção do trabalho é mais um reflexo do compromisso da Gestão do prefeito Dr. Cassiano Maia, na Saúde, viabilizando políticas públicas de atenção integral à população em situação de vulnerabilidade, promovendo saúde com dignidade, respeito e acolhimento.