A sessão solene foi uma propositura do vereador Daniel da Farmácia
Na noite desta última quarta-feira (6), a Câmara de Vereadores, por meio de uma propositura do vereador Daniel da Farmácia, entregou títulos honoríficos e moções em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. O vereador Professor Pedrinho Junior também esteve presente para prestigiar a solenidade.
Foi homenageado com Moção de Reconhecimento: José Donizete Guedes Bezerra. Receberam Moção de Congratulação: Genildo Guedes Bezerra, Gilberto de Oliveira Alves, Gentil Guedes Bezerra, Luiz Antônio Vargas de Andrade, Pedro Machado Gonçalves e a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul. Por fim, recebeu Título de Cidadão Três-lagoense, o pecuarista Ladislau Ferreira da Silva Neto.
Após as entregas das honrarias, a presidente da Fraternidade Feminina, Silvia Jesus Ribeiro Bezerra usou a palavra: “é um sentimento de gratidão pela homenagem tão significativa, a qual é motivo de grande honra para a Fraternidade”. Ladislau, representando os demais homenageados da noite, enfatizou: “as homenagens nos emocionam pelo reconhecimento. Acompanhar o desenvolvimento de Três Lagoas é uma grande alegria; fazer parte disso, é uma alegria inenarrável. Obrigado a todos que celebram conosco essa conquista”.
Daniel da Farmácia, vereador proponente e que presidiu a sessão solene, afirmou: “quantas pessoas anonimamente vivem aqui na cidade e precisam ser homenageadas”. Por fim, encerrou honrado por: “conseguir reconhecer algumas dessas pessoas importantes que vieram para a cidade contribuir para o progresso. Nosso agradecimento pelos anos de atuação em prol do município”.
HOMENAGEADOS
Confira uma breve biografia de cada um dos homenageados:
- Ladislau Ferreira da Silva Neto:
É pecuarista, nascido no dia 26 de abril de 1962, na cidade de Presidente Venceslau/SP, filho do também pecuarista Prentes Ladislau da Silva e Neuza Ferreira da Silva.
Casou-se em 1985 com Rosimeire Ferreira da Silva, pecuarista e advogada. Desta união nasceram Rodrigo (38 anos) e Natália (36 anos); filhos estes que lhes deram quatro netos: Maria Eduarda (15 anos), Vitor (12 anos), Miguel (9 anos) e Flavia (6 anos).
O homenageado cresceu e estudou em Campo Grande/MS na infância e em Bauru/SP na adolescência. Iniciou na atividade pecuária em 1982, ajudando o pai na Fazenda Bonita, em Brasilândia/MS, propriedade que está na família há 105 anos.
Nestes 43 anos de intenso trabalho, exerceu a atividade pecuária em Brasilândia e também nos municípios de Paranaíba, Santa Rita do Pardo e Três Lagoas. Atualmente, exerce a pecuária nos municípios de Alcinópolis, Inocência, Ribas do Rio Pardo e São Gabriel do Oeste, todos no Estado de Mato Grosso do Sul.
Além da Pecuária, ainda exerceu outras atividades, como presidente da Loja Maçônica João Pedro de Souza N6, no período de 2008/2009, pertencendo à esta Loja há 26 anos; é vice-presidente do Sindicato Rural de Brasilândia, onde também esteve presidente por um período no ano de 2024.
É membro Emérito da Loja Maçônica São João nº2429; membro do Sindicato Rural de Três Lagoas, representante do Sindicato Rural de Brasilândia perante a convenção do Trabalho Rural do Estado de Mato Grosso do Sul.
Hoje, com 63 anos de idade, já começa a fazer a transição dos negócios para os seus filhos, Rodrigo Ferreira da Silva e Natália Ferreira da Silva, ele Pecuarista e Veterinário e ela Pecuarista e Bacharel em Direito.
- Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul (Loja São João 2429)
A Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul (Loja São João 2429) nasceu do amor, da união e do desejo genuíno de fazer o bem. Fundada no ano de 2007, ela teve seu início marcado pela iniciativa de um grupo de mulheres determinadas, lideradas pela então presidente Lúcia, que movidas pelo espírito de fraternidade, decidiram dar forma a esse importante braço paramaçônico.
Logo após sua fundação, a presidência foi confiada à fraterna Deurides e, a partir daí, a Fraternidade seguiu seu curso, sendo conduzida com dedicação por diversas mãos femininas que, ao longo dos anos, deixaram sua marca de trabalho, solidariedade e amor ao próximo. Assim passaram Maria José, Iara Azambuja, Laildes, Elcia, Isa, Sheila, Jane, Célia, Adriana, Rita, Maria Leni, Michelle, Elaine, Aline e, atualmente, está sob a presidência da fraterna Sílvia.
Com carinho e gratidão, lembra-se que algumas dessas presidentes que passaram pela Fraternidade hoje não estão ativas, mas seguem em memória, nos exemplos que deixaram e no legado que ajudaram a construir.
Em 2014, a Fraternidade foi oficialmente reconhecida e instituída pelo Grande Oriente do Brasil, sendo incorporada ao sistema do GOB Federal. Desde então, sua trajetória tem sido marcada por ações solidárias, discretas e transformadoras, sempre voltadas ao auxílio de quem mais precisa, fortalecendo os laços entre as famílias maçônicas e a comunidade.
Hoje, a Fraternidade Feminina Cruzeiro do Sul é composta por 26 mulheres, das quais 21 são fraternas em atividade, unidas pelo compromisso com o bem coletivo. Essas mulheres representam a essência da fraternidade, o acolhimento, a empatia, a força e a generosidade.
A fraternidade é ligada à Loja Maçônica São João nº2429 e ao Grande Oriente do Brasil/MS, sendo um exemplo de participação ativa e solidária dentro da família maçônica.
Seguindo firmes sob nosso lema: “Fraternidade unida, fraternidade fortalecida”, elas têm como símbolo as luvas brancas e a cor verde bandeira, que representa esperança, renovação e vida, os mesmos valores que buscam semear em cada gesto, em cada ação, em cada abraço estendido ao próximo.
- Genildo Guedes Bezerra
Genildo Guedes Bezerra nasceu na cidade de São Paulo/SP, no dia 25 de abril de 1963. É filho de Gentil Guedes Bezerra e Maria Inês dos Reis Bezerra (in-memorian). É o irmão mais velho de 6 irmãos: Genildo, José Donizete, Gislaine, Genilson, Gentil e Gicélia (in-memorian).
Casou-se com Silvia Jesus Ribeiro Bezerra no dia 26 de maio de 1998, com quem teve um filho: Luiz Henrique Ribeiro Bezerra (in-memorian). Veio para Três Lagoas ainda criança, no ano de 1966, ajudando seu pai na comercialização de frutas nas ruas de Três Lagoas.
Aos 27 anos de idade, ele e seu irmão mais novo, José Donizete, começaram no ramo de restaurante, começando com um bar localizado na esquina das ruas João Carrato e Bom Jesus da Lapa.
Essa parceria continuou por longos anos até que, em 2005, montou seu próprio restaurante na esquina da avenida Eloy de Miranda Chaves com a rua Bernardino Rodrigues Montalvão. Dali, foi para a esquina das ruas Oscar Guimarães com Bom Jesus da Lapa. E, hoje, encontra-se na esquina das ruas Bernardino Rodrigues Montalvão e João Silva, onde com muito carinho e dedicação atende seus amigos e clientes no famoso Restaurante Genildo’s Bar.
- Gentil Guedes Bezerra
Gentil Guedes Bezerra nasceu na cidade de Natal/RN, em 05 de agosto de 1943. É filho de José Guedes Bezerra e Ana Maria Guedes Bezerra (in-memorian). Teve cinco irmãos, sendo dois homens e três mulheres.
Casou-se com Maria Inês dos Reis Bezerra, em 1962, com quem teve seis filhos: Genildo, José Donizete, Gislaine, Genilson, Gentil e Gicélia (in-memorian).
Em 1963, veio para a capital paulista, pouco tempo depois, em 1966, mudou-se para Três Lagoas a convite do amigo Valter Buarque de Gusmão. Sua vida foi, por muitos anos, como vendedor ambulante. Em 1986, estabilizou-se como comerciante de frutas e verduras em vários pontos da cidade.
Em 1985, comprou um terreno na rua João Carrato, esquina com a rua Bom Jesus de Lapa, onde se estabeleceu comercialmente com uma frutaria e depois com um bar.
Foi um dos primeiros feirantes em Três Lagoas, quando a feira-livre era na avenida São Paulo, depois onde foi o Sesi e, em seguida, na avenida Rosário Congro. Estabeleceu-se na rua Oscar Guimarães como “Frutaria Bandeirantes”.
- Gilberto de Oliveira Alves
Gilberto de Oliveira Alves tem 52 anos e é o quinto no total de nove filhos vivos de Joana de Oliveira Alves e Raimundo Alves dos Santos (in memorian). Seus pais partiram muito jovens de suas cidades, Malta e Soledade, interior da Paraíba, para desbravar o Brasil.
Moraram em Cubatão/SP, onde nasceu Gilberto, no dia 17 de junho de 1973. Seu pai era um trabalhador barrageiro e sua mãe empregada doméstica. Ao chegarem em Três Lagoas/MS, fixaram raízes e aqui os filhos cresceram e se desenvolveram.
A infância de Gilberto foi no Jardim Alvorada e Jardim Angélica. Aos 8 anos, sentiu a necessidade de fazer algo para ajudar os pais no sustento da casa, pois a família era numerosa. Então, ali começou a sua vida “profissional”: começou recolhendo recicláveis no aterro sanitário do JK; trabalhou como jardineiro na residência do senhor José Carlos e da senhora Neusa Siqueira; também trabalhou como ajudante de padeiro na Padaria Nosso Pão; trabalhou no supermercado Tem-tudo; em 1992, prestou serviço militar no Exército Brasileiro; trabalhou como garçom no restaurante Camargo, na churrascaria São Luiz e na cachaçaria Cana Kaiana.
Após toda essa jornada, em 1998, resolveu que seria hora de ser o próprio patrão. Vendeu seu único veículo de locomoção, uma moto CG125, e ali o sonho começava a se tornar realidade, nascia então o Restaurante Irmãos Oliveira.
Hoje, em 2025, 27 anos depois, casado com Célia Maria Pereira da Silva Oliveira, pai de três filhos, avô de três netos, morador do bairro Vila Piloto, Beto do Irmãos Oliveira é grato primeiro a Deus, e também a todas as pessoas que fizeram parte de sua trajetória pessoal, familiar e profissional, pois, entre o sonho e a realidade, é preciso ter coragem e fé.
- José Donizete Guedes Bezerra
José Donizete Guedes Bezerra nasceu na cidade de São Paulo/SP, em 26 de julho de 1965. É filho de Gentil Guedes Bezerra e Maria Inês dos Reis Bezerra (in-memorian). É o irmão segundo entre os seis irmãos: Genildo, José Donizete, Gislaine, Genilson, Gentil e Gicélia (in-memorian).
Casou-se com Dilma Dias Soares Bezerra, no dia 26 de julho de 1986, com quem tem um filho adotivo: Carlos Eduardo da Silva Ferreira. Veio para Três Lagoas ainda criança, em 1966, ajudando seus pais no comércio de frutas.
Aos 25 anos de idade, ele e seu irmão mais velho, começaram no ramo de restaurante, primeiro montaram um bar localizado na esquina das ruas João Carrato e Bom Jesus da Lapa. Dali, foram para a esquina da avenida Filinto Muller com a rua Alfredo Justino, ficando ali de 1993 até 1999, ano em que se mudou para o prédio próprio na avenida Filinto Muller, esquina com a rua Zuleide Perez Tabox. Ali continuou com a sociedade com irmão até 2005.
Neste ponto, continuou sozinho até 2009, ano que, após a construção na avenida Filinto Muller, nº1130, funcionou até 2020. Então, arrendou o restaurante.
Em 2021, começou com aluguel de caçambas, vindo a parar no mesmo ano. Montou uma loja de utilidades na rua Zuleide Perez Tabox, administrada pela esposa.
- Luiz Antônio Vargas de Andrade
Sua relação mais profunda com a cidade de Três Lagoas/MS começa em meados de 2006, por meio de um convite do então secretário de Finanças, Walmir Marques Arantes, para atuar na área de Tecnologia da Informação da Prefeitura. Após uma avaliação cuidadosa e apoio familiar, assumiu o cargo em dezembro de 2007, dando início à sua jornada no serviço público municipal.
Dentre os projetos de destaque, ressaltamos: terceirização dos serviços de limpeza; implantação da nova Planta de Valores do IPTU, utilizando ferramentas de Business Intelligence (BI) para garantir justiça fiscal e previsibilidade ao contribuinte; implantação do sistema de atendimento à Secretaria de Saúde.
Em 2012, optou por encerrar sua participação direta na administração pública, retornando ao mercado corporativo do setor privado, permanecendo, porém, no município com a família, motivado pelas oportunidades crescentes da região. Transferiu sua empresa de software de gestão empresarial para Três Lagoas, expandindo as atividades para outras cidades da região noroeste paulista.
Sua esposa também passou a empreender localmente com a abertura da Suculentaria, floricultura especializada em cactos, suculentas e cerâmicas. E, em 2023, consolidaram a ligação definitiva com a cidade ao adquirir uma residência própria. Hoje, Três Lagoas é o lar do coração da família. “Três Lagoas é uma cidade que nos acolheu e que muito nos honra morar”, argumenta Vargas.
Pedro Machado Gonçalves
É natural de Água Clara/MS. Seu pai, Sebastião Carlos Gonçalves era ferroviário: “Potiguara velho”. Aos oito anos, mudou-se para Três Lagoas/MS, no bairro Santa Luzia, com toda a família. De origem humilde, seu pai sempre lhe dizia: “estuda menino, estuda muito e leva em paralelo o que você gosta de fazer junto com a escola sempre”. E foi o que ele fez.
A história de Pedro, Pedrinho Potiguara ou Professor Pedrinho, poderia ser narrada pelas mais de 10 mil pessoas que tiveram suas vidas transformadas através do esporte e da cidadania. Seu trabalho é uma lição de vida, que inspira a muitos e traz orgulho para todos os três-lagoenses apaixonados pelo mundo dos esportes.
Pedrinho é casado com Maria Aparecida de Souza, a parceira de todas as horas. Ele atuou como jogador no Legionário, seu time do seu coração, e no time do Comercial de Campo Grande, até perceber que o seu destino era ensinar. Ao pendurar as chuteiras, Pedro iniciou a faculdade de Educação Física em Andradina.
O professor tem 40 anos de história somente no futebol; antes, passou pela guarda-mirim, no ano de 1969, e foi um dos fundadores da Banda Marcial Cristo Redentor. Pedro aprofundou sua paixão nacional, o futebol, fundando a “Escolinha do Professor Pedrinho”, em 1986, onde até hoje dá aulas práticas de respeito, coragem, estratégia e resiliência, valores fundamentais para fazer bonito no jogo da vida.
Houve épocas em que a Escolinha estava sem recursos para atender demanda das crianças, no entanto, o trabalho dos voluntários foi essencial para o projeto continuar. O conselho dos pais, criado por Pedrinho, deu uma dinâmica de companheirismo, cooperação, cumplicidade e persistência, como em um jogo real. O grupo de pais voluntários auxilia em diversas atividades da escolinha. Hoje a escola conta com dois técnicos e continua formando atletas e seres humanos de excelência.
Pedro foi campeão em mais de 200 competições, participou de competições nacionais e internacionais.










































