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quinta-feira, 7 de agosto de 2025

Criatividade e planejamento impulsionam vendas no Dia dos Pais

Com vitrines temáticas, promoções e ações nas redes sociais, empreendedores sul-mato-grossenses atendidos pelo Sebrae se anteciparam para lucrar com data comemorativa

O Dia dos Pais é um marco no calendário anual e, em 2025, não será diferente. A data é uma oportunidade de homenagear o carinho e o cuidado de quem exerce a paternidade, especialmente por meio de presentes especiais. Pensando nisso, pequenos negócios sul-mato-grossenses de diversos setores já se prepararam e compartilham as medidas que adotaram para vender mais e fidelizar a clientela.

De acordo com a pesquisa de intenção de consumo realizada pelo Sebrae/MS e Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS), a expectativa é de que neste ano, o Dia dos Pais movimente cerca de R$ 297,9 milhões em Mato Grosso do Sul, somando os gastos com presentes e comemorações. Desse total, R$ 146 milhões devem ser injetados diretamente no comércio com a compra de presentes, sendo o gasto médio por consumidor de R$ 194.

Entre os itens mais procurados para presentear, em primeiro lugar estão as roupas, que representam mais da metade da intenção de compras (55%). De olho nessa demanda, em Campo Grande, o Brechó Don Adelo, focado em roupas masculinas, aposta nas camisas, calças, casacos e blazers. A empreendedora Adriella Rocha explica que conseguiu se programar com antecedência para este Dia dos Pais seguindo as orientações dos consultores do Sebrae.

“Implementamos a divulgação diária nos stories com alternância entre anúncios de peças e vídeos com um modelo provando algumas delas. Com certeza a disponibilização dos conteúdos nas redes sociais no timing correto fez com que nosso negócio ganhasse visibilidade no mercado local, nos deixando bastante otimistas para essa nova data comemorativa”, diz Adriella Rocha.

Em Dourados, a Loja Popular de Confecções também aproveita a data para aumentar as vendas. O empresário Ronaldo Gonzatti informa que, além das roupas masculinas, o negócio abrange o segmento feminino e infantil e que sempre aproveita os períodos sazonais de vendas. “Nós não temos loja virtual, mas nos concentramos em apresentar uma boa vitrine chamativa. Como desta vez o ponto alto é o Dia dos Pais, deixamos em evidências as peças masculinas nos manequins e nas araras mais próximas à entrada da loja, trazendo um estoque repleto de variedades e novidades”, disse.

Assim como Ronaldo, Rochanne Rodrigues espera garantir vendas. A empreendedora está à frente do Closet da Ro, uma loja de moda feminina que conta com atendimento virtual e presencial na Capital. Ela acredita que o propósito da data deve ser o carinho e o afeto agregado e, por isso, mulheres que exercem figuras de paternidade também devem ser acolhidas e presenteadas, sejam elas mães, avós ou tias, por exemplo. “Nossas vendas não precisam parar só porque não somos daquele segmento propriamente dito, por isso devemos nos reinventar. Selecionamos peças versáteis, confortáveis e modernas para vender, incluindo vestidos e conjuntos”, complementa.

Calçados e perfumes também são opção

Em segundo lugar na pesquisa quanto aos itens mais procurados para presentear estão os calçados (36%), seguidos por perfumes (17%) e carteiras e acessórios (6%). No município de Costa Rica, Leidiana Alves, dona da loja Lady Shoes MS, informa que já decorou o local com cortinas e balões coloridos e organizou as prateleiras com os melhores calçados masculinos.

“O que mais vendemos são chinelos. Aqui eu comecei com a revenda de calçados e agora vendo calçados, roupas, acessórios e perfumaria. Temos itens com 15% de desconto, maquininhas e aceitamos pix. Estou fazendo promoções no WhatsApp em grupos com clientes que já atendo há mais de cinco anos e, faço entregas por mototáxi. O importante é entender o que o cliente quer e atendê-los bem”, ressalta Leidiana.

Outra empreendedora, Maria Lucia Fialho, responsável pela empresa Pharmaceutica, localizada em Campo Grande, também se preparou. “Quem presenteia quer garantir o bem-estar de quem recebe e isso deve ser prezado. Quando pensamos em perfumaria, temos um segmento maior, o de cosmética, que envolve uma variedade de produtos destinados à higiene pessoal, como os capilares perfumados. Nós atraímos esse público-consumidor com estratégias de marketing em nosso site e redes sociais. Para o Dia dos Pais, temos por exemplo, o shampoo e o condicionador de Guavira, fruta nativa de Mato Grosso do Sul”, sugere.

Dicas do Sebrae

Datas comemorativas, como o Dia dos Pais, são uma ótima oportunidade para empresários de diversos setores aumentarem as vendas e, com isso, o faturamento. Por isso, o Sebrae reforça a importância de os empreendedores se atentarem ao calendário anual e identificarem quais datas podem ser aproveitadas em seus negócios, adotando planejamento estratégico, criação de campanhas temáticas e promoções atrativas, por exemplo.

O analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique Oliveira, recomenda que os empresários adotem estratégias voltadas à experiência do cliente. “A experiência do cliente é muito importante para que ele continue comprando, então, o empreendedor deve se planejar: tem que analisar como vai alcançar o público consumidor, verificar os produtos para fazer uma formação de preço e organizar o estoque com aquilo que é mais vendido todos os anos, porque a partir daí, é possível elaborar promoções; montar kits; oferecer formas de pagamento facilitado, como o pix por exemplo; e trazer um produto ou serviço novo que vá te destacar e aumentar a sua competitividade. Depois disso, a cereja do bolo é focar no bom atendimento, tanto presencial quanto virtual”, detalha.

Para mais dicas do Sebrae, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.

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