Cheguei a Três Lagoas em 2001, no segundo ano do primeiro mandato do ex-prefeito Issam Fares, a quem, com carinho e respeito, chamava de “prefeitão”. Minha vinda foi motivada por uma reunião da Unipar – União dos Municípios do Alto Paraná. Naquele tempo, o então prefeito de Bataguassu, Antonio Machado de Souza, presidia a entidade e havia me contratado para registrar e divulgar os encontros que reuniam Três Lagoas, Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Anaurilândia, Batayporã, Taquarussu, Nova Andradina e Ivinhema.
A FORÇA DA UNIÃO
Esses municípios seriam profundamente impactados pela formação do imenso reservatório criado com o represamento do Rio Paraná, em razão da construção da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, em Porto Primavera.
A Unipar nasceu com um objetivo claro: cobrar e exigir da CESP medidas mitigatórias e compensatórias para os municípios afetados pela inundação. E deu resultados. Um exemplo concreto é a pavimentação asfáltica que liga Três Lagoas a Jupiá, saindo da Avenida Ponta Porã — obra viabilizada com recursos compensatórios conquistados pela união desses prefeitos, além de várias outras melhorias que mudaram o cenário regional.
CÂMARA MAIS FEMININA DO BRASIL
Lembro-me também da composição da Câmara Municipal naquela época, presidida pela vereadora Vilma Lara. Era conhecida como “a câmara mais feminina do Brasil”, pois contava com mais mulheres do que homens entre seus parlamentares. Foi com esse Legislativo que Issam Fares conseguiu governar, perseguindo um objetivo visionário: a industrialização do município.
A IMPORTÂNCIA DO LEGISLATIVO
Muitas vezes, a população não percebe a importância de ter vereadores comprometidos com princípios, responsabilidade e fiscalização ativa. O Legislativo Municipal não é apenas um conjunto de cadeiras e microfones; é o espaço onde se molda o futuro da cidade. Ali nascem as leis que impactam a vida cotidiana, definem políticas públicas e promovem a justiça social e a igualdade.
Hoje, ao acompanhar o trabalho da Câmara Municipal de Três Lagoas, vejo um Legislativo técnico, comprometido e afinado com as demandas da sociedade. Propostas e projetos de lei são elaborados com base em necessidades reais do município. À frente da presidência, está o advogado, Antônio Luiz Teixeira Empke Junior (Tonhão), um vereador experiente, conhecedor profundo dos trâmites legislativos, com habilidade política e oratória afiada. Sua trajetória, iniciada em 2004, soma mais de 20 anos de atuação e cinco mandatos consecutivos, já caminhando para o sexto.
PRODUTIVIDADE
Os números do primeiro semestre deste ano falam por si:
- 786 indicações
- 157 requerimentos
- 80 decretos aprovados
- 68 projetos de lei aprovados
- 26 projetos em tramitação
Esses resultados refletem um Legislativo que entende o momento único que a cidade vive. Em menos de duas décadas, Três Lagoas transformou-se na Capital Mundial da Celulose, com três linhas de produção exportando para vários países e liderando o ranking estadual de exportações e arrecadação — à frente de municípios gigantes; Dourados, Corumbá e Campo Grande.
COMPROMETIMENTO
No último dia 8 de agosto, a Câmara comemorou seus 110 anos de fundação, reafirmando o título de “Casa do Povo” — um espaço onde as demandas da população não apenas são ouvidas, mas encaminhadas ao Executivo para que se transformem em ações concretas. Uma prova disso foram as audiências públicas realizadas, a criação do Parlamento Jovem, projetos de leis aprovados e o mais importante de todos a tão sonhada Clínica do Autista, que finalmente sairá do papel, graças à iniciativa do presidente da Câmara, vereador Tonhão, com o apoio unânime dos demais vereadores.
O investimento deve-se a economia e gestão responsável do duodécimo do Legislativo, no qual, cerca de R$ 10 milhões serão devolvidos ao município, com a garantia de que a Prefeitura aplicará o valor na construção da clínica.
Três Lagoas cresceu, prosperou e mudou. E no coração dessa história, sempre esteve a força de um Legislativo atuante, a visão de líderes comprometidos e a união em torno de um propósito: construir uma cidade melhor para todos.
Ricardo Ojeda
Diretor do site Perfil News