O São Paulo empatou com o Atlético Nacional (COL) na noite da última terça-feira (12) e deixou a vaga para as quartas de final da Copa Libertadores em aberto. A equipe colombiana teve dois pênaltis desperdiçados por Cardona, definindo o placar final em 0 a 0.
O Nacional dominou completamente as ações da partida. Com menos de 15 minutos, o árbitro marcou pênalti para os mandantes após toque no braço de Ferraresi. Na cobrança, Cardona mandou para fora do gol de Rafael, que acertou o canto, mas não precisou fazer a intervenção.
Na segunda etapa, os colombianos seguiram pressionando o Tricolor, que pouco assustava na parte ofensiva. Em um intervalo de nove minutos, o Nacional acertou duas bolas na trave, com Marlos Moreno e Hinestroza, respectivamente.
Aos 20, Ferraresi voltou a cometer um pênalti, dessa vez ao acertar Morelos. Cardona foi novamente para a bola, mas dessa vez parou no goleiro Rafael, que fez a defesa e salvou o São Paulo da derrota.
Com o placar em igualdade, quem vencer o confronto de volta das oitavas de final na próxima terça-feira (19), no Morumbis, garante vaga às quartas de final da Copa Libertadores. Em caso de novo empate, a decisão será nas penalidades máximas.
(*) Rafael de Souza