O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), registrou um aumento preocupante de 64,57% no número de acidentes com escorpiões, comparando o período de janeiro a julho de 2024 e 2025.
Entre janeiro e julho de 2024, foram contabilizados 271 casos, enquanto no mesmo período de 2025 já são 446 casos. Apenas até 11 de agosto deste ano, o município já soma 19 registros. No comparativo com anos anteriores, os números também impressionam:
- 2023: 702 casos
- 2024: 518 casos
- 2025 (até 11 de agosto): 465 casos
O veterinário e coordenador do CCZ, Christovam Bazan, explica que esse aumento acompanha uma tendência registrada em todo o Estado. “O escorpião não tem muitos predadores e, por isso, sua população vem crescendo em praticamente todos os lugares. É um cenário que se repete em várias cidades e exige atenção redobrada.”
PREVENÇÃO É A MELHOR DEFESA
De acordo com o CCZ, a principal forma de prevenir acidentes é eliminar locais que possam servir de abrigo e reprodução para os escorpiões, além de evitar a presença de baratas — seu alimento natural.
Recomendações do CCZ:
- Manter calçadas limpas e sem quebraduras;
- Manter caixas de gordura sempre fechadas;
- Rebocar muros e vedar trincas;
- Evitar entulhos, madeiras, blocos e outros materiais acumulados nos quintais;
- Tampar ralos e vedar frestas em portas;
- Verificar furos em forros;
- Não encostar camas e berços nas paredes;
- Sacudir roupas de cama, toalhas e roupas antes de usar;
- Redobrar o cuidado ao tentar capturar o animal para evitar picadas.
O CCZ reforça que, em caso de acidente, a vítima deve procurar imediatamente atendimento médico, evitando soluções caseiras e garantindo atendimento rápido, fundamental para prevenir complicações.
SERVIÇO
Caso encontre um animal peçonhento o munícipe deve entrar em contato com o CCZ pelo telefone: (67) 99251-1668 (somente ligações – não recebe WhatsApp ou endereço Rua Egídio Thomé, 5562, bairro Jupiá, das 07h às 11h e das 13h às 17h.