Em alusão à data, Sebrae/MS indica opções de consumo voltadas ao bem-estar
No Brasil, o Dia dos Solteiros é comemorado em 15 de agosto e vem deixando para trás a imagem associada à solidão. Hoje, a data é vista como oportunidade de celebrar a própria companhia, o amor-próprio e o autocuidado. Longe de ser apenas uma resposta ao Dia dos Namorados, esse momento inspira experiências e compras voltadas ao bem-estar. Para ajudar na comemoração, o Sebrae/MS apresenta dicas de produtos e serviços de pequenos negócios do estado.
O crescimento do público que vive sem relacionamento formal reforça esse movimento: o número de pessoas nesse perfil, no Brasil, chega a cerca de 81 milhões, superando os 63 milhões de casados, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2023. Já uma pesquisa mais recente, divulgada em fevereiro deste ano pelo instituto Hibou, especializado em consumo, mostra que 52% da população brasileira está solteira, considerando quem não está em um relacionamento, além de divorciados e viúvos. Em 2022, o mesmo estudo apontava um cenário oposto, com 39% de solteiros e 60% acompanhados.
Esse fenômeno pode estar ligado a escolhas de liberdade, busca por autoconhecimento e mudanças culturais na sociedade sobre relacionamentos e casamento. Assim, o que antes era visto como uma “fase” pode ser também um novo estilo de vida, o que abre portas para que empreendedores criem produtos e experiências pensadas para esse público.
Se mimar faz bem
Entre as formas de comemorar o Dia dos Solteiros, se presentear é uma das mais populares. Seja com um ritual de beleza ou um momento de relaxamento, a data é perfeita para cuidar de si. Nas redes sociais, percebe-se que o autocuidado se consolidou como um estilo de vida em ascensão, influenciando diretamente o comportamento de consumo.
Em Três Lagoas, o Espaço Luciana Santos, localizado no bairro São Jorge, exemplifica essa tendência. Com a agenda aberta das 8h às 17h, oferece cortes de cabelo, terapias capilares, definição de cachos, tintura e um método de alisamento exclusivo que foi inventado pela proprietária, Luciana Santos. “Eu acredito que faz toda diferença o empreendedor estar receptivo ao público nesta data especial, principalmente para a captação de novos clientes, porque isso é algo que quase ninguém faz. Aqui nós queremos estimular as pessoas a se sentirem bem consigo mesmas todos os dias”, afirma a empreendedora.
Já na Capital, É o Bronx Barbearia também é uma opção de autocuidado. Localizado no bairro Tijuca, o empreendimento funciona das 8h às 20h e tem como enfoque o público masculino, disponibilizando serviços especiais de forma agendada. Com ambiente climatizado, além do design da barba, oferece a venda de cortes de cabelo e cosméticos capilares, como gel para fixação e pomadas para disfarçar os fios brancos.
Ainda em Campo Grande, outro empreendimento relacionado aos cuidados pessoais é a Jade Essence. Localizada no Jardim Aero Rancho, oferece qualidade através de cosméticos artesanais que aliam natureza e espiritualidade, com produtos que visam estimular a cura e a renovação, tanto física, quanto emocional. Dentre as opções, estão perfumarias, como body splashes e sabonetes em gel, com fragrâncias tanto femininas quanto masculinas.
Para mais dicas do Sebrae, acesse ms.sebrae.com.br ou entre em contato pela Central de Relacionamento, no telefone 0800 570 0800.