34.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto de 2025

Ciclone extratropical deve provocar temporais e ventos de até 90 km/h

Um ciclone extratropical começou a se formar nesta terça-feira (19) no norte da Argentina e deve se intensificar ao longo do dia. O sistema dará origem a uma frente fria clássica, que avançará sobre o Centro-Sul do Brasil, trazendo chuva forte, temporais e rajadas de vento em diversos estados

O ciclone se organiza gradualmente no território argentino e, à medida que avança em direção ao oceano, ganha força. Com isso, a frente fria associada ao fenômeno reforça as áreas de instabilidade e aumenta o risco de chuva volumosa.

Os principais impactos devem ser sentidos no Rio Grande do Sul, mas também atingirão partes de Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.

PREVISÃO PARA TERÇA-FEIRA

De acordo com os mapas de risco meteorológico, a terça-feira será marcada por chuvas intensas. As áreas em vermelho, que vão do sul de Mato Grosso do Sul ao oeste gaúcho, estão sob alerta para temporais mais severos.

Já nas áreas em amarelo, as pancadas devem ser mais isoladas, mas ainda podem ocorrer com intensidade moderada a forte.

VENTANIA

Além da chuva, os ventos preocupam. Ciclones próximos ao continente costumam potencializar as rajadas, e neste caso não será diferente. O mapa de risco indica rajadas entre 51 km/h e 70 km/h nas áreas em amarelo, que abrangem desde a região central de Mato Grosso do Sul até o Rio Grande do Sul.

Já nas áreas em vermelho, como o sudoeste e sul de Mato Grosso do Sul, o litoral gaúcho e o litoral sul de Santa Catarina, as rajadas podem atingir até 91 km/h.

Por: Nathalia Santos

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.