O Vasco atropelou o Santos e goleou o rival por 6 a 0 no Morumbis, em jogo válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Diante de mais de 54 mil pessoas, o Cruz-Maltino não tomou conhecimento do Peixe e aplicou a maior goleada da competição até aqui.
O torcedor santista chegou ao estádio na expectativa de um resultado positivo após a vitória sobre o Cruzeiro fora de casa na última rodada. Contudo, o que era para ser um domingo de festa, acabou se tornando um pesadelo.
Aos 18 minutos, Lucas Piton apareceu praticamente livre na grande área e abriu o placar para os cariocas após cruzamento de Nuno Moreira. O Santos reclamou de uma possível saída de bola na lateral no início da jogada, mas o VAR confirmou o gol.
Na etapa final, o Vasco atropelou o rival paulista em apenas 16 minutos, com quatro gols em sequência: dois de Philippe Coutinho, um de David, e outro de Rayan. Tchê Tchê ainda fez o sexto, decretando a goleada histórica do Cruz-Maltino em pleno Morumbis.
A derrota vexatória selou o fim do trabalho do técnico Cléber Xavier, que foi demitido após o confronto. Por outro lado, a goleada imposta fez com que o Vasco chegasse aos 19 pontos, estacionando na 16ª colocação, mas fora da zona de rebaixamento.
(*) Rafael de Souza