O Prêmio IEL de Talentos reconheceu, em cerimônia realizada nesta segunda-feira (18/08), na Escola Senai da Construção, os melhores estagiários e projetos envolvendo estudantes de Mato Grosso do Sul.
Com a intenção de reconhecer e valorizar os talentos nas empresas, o prêmio abrange desde a formação profissional até a participação ativa de pesquisadores e especialistas em projetos aplicados.
De acordo com o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, a instituição colocou nos últimos anos mais de 5 mil estagiários no mercado de trabalho, o que se reflete nos projetos inscritos na premiação.
“Foram seis projetos classificados que passaram por um crivo rigoroso. Para se ter uma ideia da importância do prêmio, em todas as regionais foram inscritos um total 675 projetos. Mais do que o dobro do ano anterior. Então, valoriza o Estado, valoriza a inovação, dá um sangue novo para o Sistema Indústria como um todo, para os estagiários e para as empresas que também são premiadas”, ressaltou.
Os vencedores irão participar da etapa nacional do prêmio, prevista para ser realizada em 3 de dezembro, em Recife. “Temos projetos com grande potencial de representarem Mato Grosso do Sul nacionalmente. Nossa expectativa é muito grande”, destacou
A premiação se estrutura em duas categorias principais, que funcionam como seus pilares: IEL Estágio e Inova Talentos, que se desdobra nas modalidades: Educação Inovadora, Estágio Inovador e Estagiário Inovador, Artigo Inovador e Projeto Inovador.
Além de levar o prêmio na modalidade Estágio Inovador, o Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS) também levou o estudante Matheus Sthanley Ferreira Firme a ganhar o primeiro lugar como Estagiário Inovador, com o projeto “Do Campo à Ciência: estágio em conservação aplicada”.
Agora bacharel em Ciência Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Matheus afirma que o desenvolvimento do projeto premiado foi determinante para traçar os próximos passos da carreira, o levando a iniciar uma pós-graduação em geoprocessamento, georreferenciamento e sensoriamento remoto. “Vou continuar trabalhando no ICAS que, felizmente, investiu muito em mim. Quero continuar contribuindo para conservação das espécies”, destacou.
No projeto Tatu Canastra, do ICAS, o então estagiário trabalhou com imagens de câmeras trap do Pantanal e em partes do Cerrado, buscando registros do animal. “Então, eu fiz a triagem de dados e a partir dessas imagens também surgiu a oportunidade de escrever um artigo científico que está agora sendo finalizado”. Além de troféu e certificado, o estudante também recebeu como prêmio um tablet.
Inova Talentos da Suzano, a engenheira agrícola Izabelle de Paula Sousa foi contemplada com o primeiro lugar na modalidade Artigo Inovador. O projeto “Gestão da Irrigação na Fase Inicial do Plantio de Eucalipto – uma abordagem baseada no balanço hídrico” é resultado de dois anos de pesquisa e segue em desenvolvimento com estímulo da empresa. “É muito gratificante ver esse trabalho sendo reconhecido”.
Vencedores Prêmio IEL de Talentos – Etapa Regional:
- Educação Inovadora
- 1º lugar: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
- 2º lugar: Universidade Católica Dom Bosco
- 3° lugar: Novoeste Educacional
- Estágio Inovador
- 1º lugar – Instituto de Conservação de Animais Silvestres – (ICAS)
- Estagiário Inovador
- 1º lugar – Matheus Sthanley Ferreira Firme – “Do Campo à Ciência: estágio em conservação aplicada”
- 2º lugar – Marcia Aline Melo Costa Bartholomeu – “Brincar Sem Limites: explorando os materiais não estruturados”
- 3º lugar – Lua Aline da Silva Balieiro – “Práticas Clínicas”
- Projeto Inovador
- 1º lugar – Sesi
- 2º lugar – Senai Empresa
- Artigo Inovador
- 1º Lugar – Izabelle de Paula Sousa – projeto “Gestão da Irrigação na Fase Inicial do Plantio de Eucalipto – uma abordagem baseada no balanço hídrico”.