Com dose extra de emoção, o São Paulo avançou às quartas de final da Conmebol Libertadores. Diante de um Morumbis lotado, o Tricolor eliminou o Atlético Nacional (COL) nos pênaltis após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar e agora aguarda o vencedor de LDU (EQU) e Botafogo na próxima fase da competição.
Com mais de 57 mil torcedores, recorde de público na temporada, o São Paulo respondeu o apoio da torcida em apenas dois minutos. No escanteio cobrado por Cédric, Alan Franco desviou e André Silva empurrou para as redes, abrindo o placar para o Tricolor.
Na volta do segundo tempo, o confronto ficou tenso, com ambas as equipes disputando cada milímetro do campo na maior intensidade. Aos 20 minutos, Morelos caiu na área após toque de Enzo Díaz; após revisão no VAR, o árbitro confirmou a penalidade máxima para o Nacional. Na cobrança, o próprio Morelos foi para a bola e deixou tudo igual no Morumbis.
Logo após o gol, Cardona, o mesmo que desperdiçou dois pênaltis no jogo de ida, recebeu o segundo amarelo após confusão com Ferraresi e foi para o vestiário mais cedo. Mesmo com um jogador a mais, o São Paulo não conseguiu reverter a situação e a disputa foi para as penalidades máximas.
Nos pênaltis, Uribe perdeu a primeira do Nacional após defesa de Rafael, enquanto Marcos Antônio acertou a trave na cobrança seguinte. A decisão seguiu empatada até a última batida dos colombianos, quando Hinestroza acertou o travessão. Na bola decisiva, Cédric converteu a última cobrança e colocou o São Paulo nas quartas de final da Conmebol Libertadores.
(*) Rafael de Souza