Promovida pelo Sebrae/MS, maior feira de turismo rural do Estado traz visibilidade para atrativos turísticos e produtos locais
A Ruraltur MS abriu as portas nesta quinta-feira (21), na Feira Central de Campo Grande, e atraiu mais de 1.500 visitantes no primeiro dia de evento. O público pôde conhecer de perto os atrativos turísticos de Mato Grosso do Sul, degustar produtos regionais como queijo, mel e linguiça e ainda aprender o preparo de receitas típicas que refletem a cultura do Estado.
Promovida pelo Sebrae/MS, a maior feira de turismo rural do Estado teve a abertura oficial na mesma data com a presença de autoridades como o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e vice-presidente do Sistema Famasul, Maurício Saito, que destacou a importância da ação para valorizar a produção local.
“A Ruraltur MS é um grande exemplo do que o nosso Estado produz. A gente sempre pensa em Mato Grosso do Sul como um produtor de grãos e carne, mas nós também temos aqui uma possibilidade muito grande de crescimento que é o turismo rural. É algo que reflete as nossas raízes culturais, destaca produtos associados como é o caso do artesanato, do queijo, e do mel. Então, essa feira é uma grande vitrine para que os cidadãos do nosso Estado possam conhecer o trabalho dos pequenos empreendedores rurais”, destacou Saito.
Para o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, além de trazer visibilidade para os negócios, a feira é uma oportunidade de acesso a novos mercados. “Ao apresentar às pessoas o que esses empreendedores produzem e tem de atrativos turísticos para recebê-las, nós mostramos a qualidade do que é oferecido e incentivamos o consumo por parte da população. Isso faz com que os empresários conquistem novos clientes e ampliem a geração de renda. Dessa forma, promovemos a valorização da produção local e incluímos o pequeno negócio no processo de desenvolvimento”, expôs Mendonça.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Bruno Wendling, o turismo é um segmento de relevância na economia com grande capacidade de gerar emprego e renda, transformando a realidade dos territórios, e Mato Grosso do Sul possui grande potencial para o desenvolvimento do segmento no ambiente rural.
“O turismo rural é caracterizado por atividades em fazendas e sítios, então, temos isso em todo o Estado, até mesmo em Bonito e no Pantanal, porque os atrativos estão localizados em propriedades rurais, com atividades como ecoturismo, birdwatching, e de natureza. Então, essa é a nossa joia. Mato Grosso do Sul é rural e esse segmento possui muita longevidade para poder crescer, o que torna a Ruraltur tão relevante. Aqui podemos enxergar o que o turismo está fazendo nos seus bastidores e dar visibilidade a isso”, pontuou Wendling.
Segundo a presidente da Associação da Feira Central, Cultural e Turística de Campo Grande (Afecetur), Alvira Appel, a escolha da Feira como sede da Ruraltur MS reforça a importância do espaço para o turismo da Capital. “Desde 2027, a Feira Central é considerada um patrimônio imaterial na categoria cultural e turística de Campo Grande. Temos 300 negócios e a realização desse tipo de evento aqui é fundamental para aproximar o público e dar visibilidade a feira que é um dos pontos turísticos mais antigos e tradicionais de Campo Grande”, expôs.
A cerimônia de abertura da Ruraltur MS também contou com a entrega da premiação aos vencedores da segunda edição do Desafio Pantanal Tech 2025, realizado pela Semadesc, por meio da Fundect, em parceria com o Sebrae/MS, para apoiar o desenvolvimento de soluções inovadoras nas áreas de biodiversidade, bioeconomia, agronegócio e turismo.
Na mesma ocasião, foi empossada a nova diretoria da Instância de Governança Regional (IGR) Caminho dos Ipês, que atua no fomento ao turismo e ao desenvolvimento rural em dez municípios da região central: Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, Sidrolândia e Terenos.
O evento contou com a participação de autoridades como a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, e o diretor de Operações da instituição, Tito Estanqueiro. Também estiveram presentes os conselheiros do Sebrae/MS: Ricardo Senna (Semadesc); Alfredo Zamlutti (Faems); Artur Falcette (Semadesc); Luiz Fornari (Fiems); Fábio Marimon (Sebrae/NA); Lincoln Cezar (Caixa); Marcelo Turine (UFMS); Nilson dos Santos (Faems); Pablo Rogers (Caixa); e Cristiane Bissoni (AMEMS).
Ruraltur MS
A feira continua nesta sexta-feira (22), com a abertura dos portões às 15h. Além da mostra de atrativos turísticos e produtos associados, a Ruraltur MS traz uma ampla programação composta por experiências de turismo rural e de aventura, como parede de escalada, rapel e a tradicional Fazendinha, além da Cozinha Show, onde chefes convidados preparam receitas típicas ao vivo.
O público também poderá conhecer iniciativas inovadoras no campo no espaço Inova Agro, composto pela Smart Farm com a participação de startups, oficinas práticas da Rota Rural e o primeiro concurso de queijos artesanais do Estado. O cronograma ainda promove para os empreendedores oportunidades de conquistar novos mercados e parcerias, por meio de Sessões de Negócios e do “Capivara Tank”, que possibilita a apresentação das empresas para o público do evento.
Durante o evento, empreendedores e interessados em empreender também terão acesso ao atendimento especializado do Sebrae/MS e poderão conhecer as principais linhas de crédito disponíveis para os pequenos negócios por meio do Mutirão Acredita que irá reunir representantes de cinco instituições financeiras para esclarecer dúvidas e fornecer orientações. Estão confirmadas no evento as presenças de representantes do Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Sicredi e Cresol.
Interessados em participar da Ruraltur MS podem se inscrever e obter mais informações sobre o evento por meio do site ruraltur.ms.sebrae.com.br.
Serviço — Ruraltur MS 2025
Data: 21 e 22 de agosto de 2025
Horário: 15h às 22h
Local: Feira Central de Campo Grande – Rua 14 de Julho, nº3351, Centro
Inscrições gratuitas: ruraltur.ms.sebrae.com.br