Em clima de muita alegria, ao embalo de músicas tradicionais e apresentações de tirar o fôlego, os vereadores marcaram presença durante a abertura da 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas. O presidente da Câmara, vereador Tonhão, em nome de todos os vereadores, falou um pouco sobre a história da festa e parabenizou a população pela merecida comemoração, a maior desde a sua origem.
Estavam presentes os vereadores: Davis Martinelli, Fernando Jurado, Professor Pedrinho Junior, Professora Maria Diogo, Mi do Santa Luzia e Silene. A jovem vereadora Larissa Cyles (EM Maria Eulália, apadrinhada da vereadora Professora Maria Diogo) participou da festa e, como aluna do curso de teatro oferecido pela Diretoria de Cultura, estava atuando como Mãe D’Água.

Outros personagens do folclore três-lagoense estavam presentes na entrada da Festa, orientados pelos professores Lucas Spirandeli e Wagner Pincela: lobisomem, pretinho aleijado, soldado milagreiro e o maquinista do trem fantasma. Stênio Congro, diretor de Cultura, setor responsável pela organização da festa, agradeceu a todos os envolvidos e anunciou algumas das atrações e barracas que estarão presentes na festividade, reforçando que: “tudo valoriza a nossa cidade”.
Tonhão, iniciou sua fala se sentindo honrado por participar desse momento tão importante para a nossa cidade, na “maior festa [do Folclore] de todos os tempos”. Em seguida, relembrou que durante a última sessão ordinária, os vereadores aprovaram o repasse de mais de R$1mi para a realização da festa.
Resgatando a história do 1º Encontro Folclórico do Bolsão Sul-Mato-Grossense, Tonhão relatou: “há 35 edições, isso só é possível porque em 1983, o então prefeito José Lopes, o saudoso ‘Lopão’, plantou uma semente. E hoje estamos aqui colhendo os frutos”.

O presidente do Poder Legislativo parabenizou o prefeito, Doutor Cassiano Maia, o diretor Stênio e, principalmente “a população que merece uma festa deste tamanho”, ressaltou.
Por fim, Cassiano enfatizou que é uma festa para resgatar toda nossa cultura. Iniciou com um cumprimento especial para as pessoas do espaço reservado para Pessoas Com Deficiência (PCDs), uma das marcas de sua gestão. “Essa é uma festa feita para as entidades que cuidam da nossa população”, destacou o chefe do Executivo, que concluiu: “para que elas consigam ajudar ainda mais quem precisa”.

Encerrando a abertura, o prefeito introduziu as crianças do Crase Latas. A noite seguiu com as apresentações e o show principal da primeira noite: o cearense Nattanzinho, que se destaca no cenário musical pelo seu forró eletrônico e a famosa “pisadinha”.
A FESTA DO FOLCLORE
De 21 a 24 de agosto de 2025, a 35ª edição do “Encontro Folclórico do Bolsão Sul-Mato-Grossense”, evento criado pelo ex-prefeito e empresário José Lopes. Embora este seja o nome oficial quando criado, a festa se transformou e hoje é amplamente conhecida e chamada pela população de Festa do Folclore.
Nesta edição, a estrutura foi ampliada e a segurança reforçada. A festa contará com dois palcos, sendo um principal para shows nacionais e outro exclusivo para artistas e grupos regionais. A estrutura inclui: praça de alimentação com mais opções e espaço ampliado, feira de artesanato, parque de diversões e espaço infantil. Um novo layout na área da NOB foi organizado para melhorar circulação e conforto.

A expectativa é receber de 13 a 17 mil pessoas por dia, com segurança reforçada: monitoramento por câmeras, seguranças particulares e apoio da Polícia Militar.
Para garantir a acessibilidade, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida terão área reservada próxima ao palco, mediante cadastro prévio junto à organização.
Cultura, turismo e economia local serão movimentadas, além de manter vivas as tradições. A Festa do Folclore movimenta o turismo e a economia de toda a Costa Leste. É um evento que mostra nossa identidade e fortalece toda a região.
PROGRAMAÇÃOQuinta-feira (21 de agosto)
18h: Início das atividades com som ambiente e danças folclóricas
Abertura oficial: Banda Cristo Redentor e projeto Crase Lata
Palco secundário: Encontro de chamamé com Carapé, Nelsinho, Moacir e Otone
23h: Show principal com NattanzinhoSexta-feira (22 de agosto)
18h: Início com danças culturais
Apresentação de Folia de Reis: Grupo Estrela de Belém
20h – 21h: Show de Anderson Claudinho, seguido por Canavarro
23h: Show principal com Eduardo CostaSábado (23 de agosto)
18h: Início com som ambiente e danças folclóricas
19h – 19h40: Folia de Reis com Marques e Marques
Shows locais: Alex Vander, Teco Sead e Carol Prado
23h: Show principal com Fábio JúniorDomingo (24 de agosto)
Atividades a partir do almoço, com atrações para crianças, como brinquedos infláveis e pintura facial.
12h – 14h30: Música ambiente com Alba e Pedro Tomé.
19h: Apresentação da banda Fusion Bonnie.
Show da banda de rock Gravata Fake.
21h30: Show principal com Paralamas do Sucesso.
Após o show, a festa continua com a banda Duopo Pop (Hernano e Lucas Medina) até aproximadamente 23h45.
















