20.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de agosto de 2025

Com mais de cinco mil participantes, Ruraltur MS fomenta o turismo rural e gera negócios em Campo Grande

Além de rodada de negócios, mostra de produtos e atrativos turísticos trouxeram visibilidade para empresas sul-mato-grossenses

Nessa quinta (21) e sexta-feira (22), mais de cinco mil participantes compareceram à Feira Central de Campo Grande para prestigiar a Ruraltur MS. Realizada pelo Sebrae/MS, a maior feira de turismo rural do Estado expôs ao público a diversidade de produtos e atrativos turísticos presentes na região, além de promover conexões estratégicas, gerando oportunidades de negócios e ampliando a visibilidade do turismo rural sul-mato-grossense.

“A Ruraltur MS foi uma vitrine para mostrar à população o volume de negócios que temos no nosso Estado quando falamos em turismo. Além dos atrativos, há muitos produtos associados, como o queijo, o mel e o artesanato. Reunimos empresários de todas as regiões para que eles pudessem apresentar o que tem de melhor, conquistar clientes, conhecer outras empresas que podem contribuir com o trabalho que desenvolvem e fechar novas parcerias”, destacou o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça.

Dentre as ações que contribuíram para o acesso dos empreendedores a novos mercados estiveram as rodadas de negócios. Durante o evento, cerca de 120 empresários puderam sentar-se à mesa e apresentar uns aos outros os serviços e produtos que oferecem. No primeiro dia, as negociações se concentraram no segmento do turismo e, no segundo, a ação ganhou caráter multissetorial. As reuniões resultaram em mais R$ 5,8 milhões em expectativas de negócios futuros, de acordo com o que foi declarado pelos participantes.

Quem esteve presente nas rodadas de negócios como o diretor da operadora de ecoturismo Impacto, Ney Gonçalves, pontuou que a iniciativa possibilitou identificar parcerias estratégicas. “Meu objetivo aqui era conhecer e fortalecer o que já comercializamos na região, além de descobrir novos produtos e empreendimentos que, embora estejam próximos, às vezes não temos oportunidade de conhecer pessoalmente”, declarou.

Representante do consórcio de investimento Ademicon, Anderson Galvão, também participou das rodadas de negócios e destacou a importância do encontro para ampliar a rede de contatos. “Viemos fazer networking, apresentar nossos serviços e ajudar as pessoas a mudar a mentalidade de investimento. Conversei com pessoas de Corumbá, Porto Murtinho e de outros segmentos, mostrando que é possível ter crédito para maquinário industrial, artesanato e diversas outras situações”, explicou.

Vitrine para negócios de MS

Além de identificar parceiros estratégicos, nos dois dias de Ruraltur MS, mais de 100 empreendedores de todas as regiões do Estado apresentaram ao público produtos e atrativos turísticos na mostra “Isto é Mato Grosso do Sul”. Para os expositores, estar presente no evento foi fundamental para conquistar novos clientes, fortalecer a marca e divulgar produtos a um público diversificado.

Clarice Gonçalves de Souza, por exemplo, esteve na feira com as rapaduras que produz no Sítio São José. Ela conta que a maioria dos clientes que possui é de outras cidades e fez questão de participar da Ruraltur MS com a proposta de aumentar a visibilidade do negócio em Campo Grande. “Esses eventos são muito bons para todo mundo. Nós sabemos produzir, mas para divulgar é esse tipo de feira que leva a gente. Várias pessoas passam aqui, compram, tiram foto, postam nas redes sociais, e isso ajuda muito”, relata.

Com peças artesanais de terracota totalmente produzidas à mão, o trabalho do proprietário do Artesanato Figueira, Everton Rezende, chamou a atenção do público pela autenticidade. Para ele, a exposição de produtos durante a Ruraltur MS trouxe oportunidades reais de venda. “Já temos encomendas futuras, como vasos grandes, do tamanho de uma pessoa, para empresas de Campo Grande e também de fora da cidade. Além disso, hoje aconteceu uma venda para a Bolívia, através da minha rede social. Coloquei uma foto daqui e a cliente encomendou 21 comedouros de passarinho”, comemorou.

Já a representante do atrativo turístico Morada do Gavião, Elessandra Rezende, ressalta que a mostra possibilitou a troca de experiências e contatos, como a descoberta de fornecedores locais que poderão contribuir com melhorias no negócio. “A gente veio com o intuito de divulgar o nosso atrativo, que fica no município de Corguinho. Poucas pessoas conhecem atrativos em volta de Campo Grande, então viemos com esse objetivo de mostrar nosso trabalho e trocar experiências. Há muitas pessoas aqui com outros tipos de produtos e atrativos, e essa troca é importante, tanto de experiências quanto comercialmente”, comentou.

Produtos locais conquistam visitantes

Quem foi conferir os produtos e atrativos turísticos presentes na mostra “Isto é Mato Grosso do Sul” se surpreendeu com o volume de opções presentes no Estado. Para o servidor público Milton Kian, a Ruraltur Ms representou uma oportunidade de conhecer melhor as opções de lazer próximas a Campo Grande, além da gastronomia. Ele ressaltou que o evento aumenta a visibilidade dos produtores locais e regionais.

“Moramos em Campo Grande há muito tempo e a gente não conhece muitos desses produtores locais, regionais, e tantos produtos bons que existem aqui. Praticamente ficamos só naquelas marcas famosas, nos produtos que encontramos no supermercado, e não vemos o produto regional, que é tão gostoso e tão bom quanto outras marcas. Isso é muito interessante”, expôs.

O produtor rural Edson Pereira Siqueira salientou que visitar o evento é uma forma de se atualizar e buscar inspiração para novos roteiros de viagem e negócios. Segundo ele, o evento também desperta curiosidade sobre outras regiões do Estado, permitindo que conheça mais profundamente o potencial turístico de Mato Grosso do Sul. “Gosto sempre de acompanhar esses eventos que estão acontecendo aqui. Estamos ligados ao campo também, então qualquer atrativo que possibilite, futuramente, mudar de roteiro ou de rota de viagem, ajuda a abrir a mente para outras oportunidades. Tenho curiosidade de conhecer a região de Costa Rica, porque nunca fui, e falei para a minha esposa que a gente viria aqui”, disse.

Mais informações sobre as ações promovidas pelo Sebrae/MS e parceiros com o foco no turismo podem ser obtidas por meio do site ms.sebrae.com.br ou pelo telefone 0800 570 0800.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.