30.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto de 2025

EDUCAÇÃO E SAÚDE UNIDAS – Prefeitura e UFMS inauguram Clínica Escola com atendimentos de hanseníase em Três Lagoas

A parceria entre Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), uniu ensino, pesquisa e serviço em benefício da comunidade, com a inauguração, nesta terça-feira, 26 de agosto, de uma Clínica Escola, onde o primeiro serviço a entrar em funcionamento é o Ambulatório de Hanseníase, com atendimentos gratuitos à população.

As consultas acontecerão as terças e quintas-feiras, a partir das 9h, sempre por agendamento, supervisionados pela profª dr. Maria Angelica e profº dr. Enfermeiro Edirlei Machado dos Santos, e têm como objetivo ampliar a rede de atendimento em saúde e oferecer um acompanhamento mais ágil e integrado aos pacientes. Até o momento, Três Lagoas já registrou 19 casos de hanseníase em 2025.

Os atendimentos são registrados no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), permitindo que as Unidades de Saúde da Família (USF) e outros órgãos de saúde acompanhem a evolução de cada paciente através do cuidado compartilhado, evitando a fragmentação do atendimento.

A parceria envolve docentes e estudantes dos cursos de Enfermagem e Medicina da UFMS, em um modelo de aprendizado prático supervisionado. De acordo com a coordenadora da Clínica Escola, profª Priscila Balderrama, os atendimentos seguem um fluxo que garante aprendizado acadêmico e segurança ao paciente.

“Trabalhamos com dois atendimentos por hora. Os alunos realizam a coleta da história clínica e exame físico e, em seguida, o professor revisa todas as etapas e define a conduta junto ao paciente”, explicou Priscila.

O professor Edirlei Machado dos Santos, da graduação e mestrado em Enfermagem da UFMS, destacou que a escolha da hanseníase como prioridade se deve à relevância do tema em saúde pública, especialmente por MS estar na divisa com Mato Grosso, estado com maior prevalência da doença no país.

“A hanseníase tem cura, mas precisa ser diagnosticada precocemente. Nosso trabalho inclui consultas de enfermagem, avaliação neurológica e ações educativas para que a população reconheça sinais e sintomas e procure atendimento no tempo certo”, ressaltou Santos.

Para a secretária da SMS, Juliana Salim, a Clínica Escola representa uma ampliação da rede de cuidados e um passo importante para a construção de novas parcerias. “Essa parceria fomenta o trabalho de combate à hanseníase e abre portas para outros atendimentos, como práticas integrativas e a geriatria que pretendemos iniciar em breve, sempre com foco na qualidade de vida da população”, afirmou.

O munícipe que apresenta algum desses sintomas ou precise de consulta relacionada a hanseníase, deve procurar a USF mais próxima do seu bairro e posteriormente pode ser consultado na Clínica Escola.

VEJA O ENDEREÇO E CONTATO DE TODAS AS USFs

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.