Na manhã desta quarta-feira (27), alunos do 5º ano da Escola Municipal Irmã Sheila participaram do projeto Visita Guiada e conheceram vereadores, gabinetes e prédio administrativo da Câmara de Vereadores de Três Lagoas. Foi a segunda leva de alunos da escola, no mês de agosto.
As visitas são agendadas via Escola do Legislativo que desenvolve um trabalho de educação Legislativa desde 2015, quando foi realizada a aula inaugural, com a presença de servidores efetivos, administrativos e assessores de gabinetes.
A proposta tem como objetivo aproximar a comunidade do Poder Legislativo, divulgando sobretudo, os Poderes da Repúblicas, esclarecendo sobre as funções dos vereadores e realizar a formação para o exercício pleno da cidadania.


O tour tem uma programação que inclui palestra e dinâmicas; lanche e visita a gabinetes e setores da Casa de Leis.
São atendidos grupos com idades variadas, matriculados nos 4º e 5º anos, do ensino fundamental, tanto de escolas e instituições públicas, quanto particular, do município. Até agosto deste ano aproximadamente 900 estudantes já estiveram na câmara para as visitas.
Desta vez, os vereadores Marcus Bazé e Sirlene dos Santos recepcionaram os estudantes.


Bazé além das boas vindas, citou a lei que criou a Escola do Legislativo, os trâmites das leis, na Câmara e setores e servidores existentes.
A vereadora Sirlene fez pontuações sobre a importância dos vereadores no sentido de ouvir e encaminhar demandas da população. E lembrou que na vida existem coisas boas e ruins, atenção com acesso ao celular.


O presidente da Câmara, vereador Tonhão, além de falar da importância da atuação parlamentar para o município — levando demandas para que o prefeito possa executar — da honra em estar presidente, fez questão de pedir que os estudantes assumam o compromisso de respeitar familiares, os professores e tirar nota boa (acima de 6).
Também foi a oportunidade dos estudantes apresentarem demanda da escola e dos bairros onde moram. Foi lida uma Carta Aberta, confira abaixo:
Duas estudantes subiram na Tribuna e foi feita a leitura do documento, no qual, consta solicitações para melhoria dos ambientes da escola, como: reforma da quadra (incluindo cobertura), ampliação da sala de informática e faixa elevada para pedestre, na via em frente à escola e lanches diferenciados.
Também ocorreram pedidos para bairros e para a cidade como um todo: melhoria de iluminação; praças com brinquedos em bom estado e atendimento especializado e plantar árvores.
A diretora escola Vanessa Ferreira e professores Flavio, PAIE, Cleicione, a coordenadora Daniela e dois assistentes administrativas Henrique Mariano e Luciana.
Tonhão recebeu oficialmente o documento e informou que vai formalizar junto aos demais vereadores, todos assinarão e vão encaminhar para o prefeito.
Alguns alunos também fizeram pedidos individuais, como: academia ao ar livre e melhoria no transporte na região da Água Tirada; ônibus para quem mora em bairros afastados; reparo em via e iluminação (Bela Vista).
Neste sentido, Tonhão antecipou que até o mês de junho de 2027, 100% da cidade estará asfaltada e até junho de 2026 haverá iluminação de LED. Informações que o prefeito repassou para ele.