Os próximos dias em Mato Grosso do Sul devem ser marcados por pouca chuva e temperaturas acima da média, de acordo com a previsão do meteorologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra.
Segundo Coutinho, há possibilidade de pancadas isoladas entre sexta-feira e domingo (29 a 31 de agosto), principalmente na região da divisa com Mato Grosso, Bolívia e Paraguai, com destaque para o município de Porto Murtinho.
No entanto, a maior parte do estado terá apenas variação de nuvens, sem registro significativo de precipitação.
O cenário de anomalias climáticas indica que o período deve ficar entre o normal e abaixo da média de chuvas, com um pequeno desvio positivo apenas no extremo sul do estado.
FRIO NA MADRUGADA, CALOR À TARDE
Nesta sexta-feira (29), algumas cidades do sul e centro-sul ainda amanheceram com frio. Em Amambai, a mínima chegou a 8°C, enquanto Paranhos registrou cerca de 10°C. Já em Dourados e Ponta Porã, os termômetros variaram entre 9°C e 12°C.
Apesar do frio nas madrugadas, o calor volta a predominar. No fim de semana, áreas próximas à divisa com Mato Grosso e Goiás, além da fronteira com Bolívia e Paraguai, podem registrar máximas entre 34°C e 38°C.
A tendência, portanto, é de que Mato Grosso do Sul tenha dias ensolarados, com manhãs mais amenas e tardes de calor intenso, enquanto a chuva permanece escassa na maior parte do estado.
(*) Nathalia Santos