Além de Camilo Santana, Reunião Anual dos Dirigentes da Rede Federal terá a presença de Simone Tebet. Evento começa no dia 2, em Bonito
O ministro da Educação, Camilo Santana, fará a abertura da 49ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), que será sediada pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), na cidade de Bonito (MS), entre os dias 2 e 5 de setembro.
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, também participará do evento com uma palestra prevista para o dia 4.
Para a reitora do IFMS, Elaine Cassiano, ter o ministro da Educação na abertura da Reditec 2025 é motivo de orgulho.
“Receber o ministro da Educação na solenidade de abertura é motivo de grande satisfação para o IFMS e para toda a Rede Federal. Sua presença simboliza o reconhecimento da importância estratégica da educação profissional e tecnológica no projeto de desenvolvimento nacional. Ter o ministro conduzindo esse momento inicial da Reditec 2025 reforça a sintonia entre governo e Rede, e dá ainda mais densidade aos debates que se seguirão”, ressalta. Além do ministro Camilo Santana, a solenidade de abertura do evento terá também a participação do secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Marcelo Bregagnoli.
O secretário destaca que a Reditec é um momento de resgatar os princípios da Rede Federal e de conceituar o tema consolidação.
“Consolidação no sentido das ações, da infraestrutura, mas também na atuação das instituições junto à sociedade. A Reditec é um momento de reflexão e de capacitação dos gestores para diversas temáticas. Quanto que a Rede Federal pode contribuir com as demandas da sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e contribuindo no desenvolvimento regional?”, indaga Bregagnoli.
A cerimônia de abertura do evento será realizada a partir das 18h30, no Centro de Convenções de Bonito, com participação de autoridades, além de reitores e gestores das instituições. Estão previstos pronunciamentos institucionais, conferência inaugural e apresentação cultural.
Planejamento e Orçamento
A ministra Simone Tebet fará uma palestra na tarde de 4 de setembro, na ‘Sessão Nobre’ da Reditec 2025.
Com o tema ‘Planejamento e Orçamento: a Rede Federal no futuro do desenvolvimento nacional’, o debate será em torno de como integrar planejamento orçamentário e políticas educacionais para potencializar o impacto da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica nos territórios.
Na palestra, a ministra trará a visão de governo sobre a importância da educação profissional como vetor de desenvolvimento e sobre as perspectivas de planejamento de médio e longo prazo para o país.
“A participação da ministra Simone Tebet enriquece nossa programação ao trazer a perspectiva de como a Rede Federal se insere no planejamento estratégico do país. Sua fala, voltada ao alinhamento entre orçamento público e expansão da educação profissional, será fundamental para que possamos refletir sobre os caminhos da Rede no médio e no longo prazo, sempre conectados ao desenvolvimento regional e nacional”, complementa a reitora Elaine Cassiano.
Reditec
Organizada pelo IFMS, a 49ª edição da Reunião Anual tem como tema “A Rede Federal é maior do que o mundo”, inspirado na obra do poeta Manoel de Barros.
Com mais de mil participantes inscritos até o momento, as inscrições para o evento seguem abertas para gestores das 41 instituições que compõem a Rede Federal. O acesso ao formulário eletrônico está disponível no site oficial do evento.
A programação conta com 20 palestras, painéis e mesas-redondas sobre temáticas afins da Educação Profissional e Tecnológica e de interesse dos dirigentes, divididos em seis eixos temáticos:
- Eixo 1 | Minha voz tem formato de canto: Educação Profissional e Tecnológica – Presente e Futuro
- Eixo 2 | Sou um apanhador de desperdícios: Financiamento, Governança e Eficiência Institucional
- Eixo 3 | Tenho abundância de ser feliz: Gestão Acadêmica, Estudantil e de Pessoas
- Eixo 4 | Meu quintal é maior do que o mundo: Extensão, Impacto Social e Internacionalização
- Eixo 5 | Entendo bem o sotaque das águas: Expansão, Interiorização e Desenvolvimento Regional
- Eixo 6 | Sou da invencionática: Pesquisa, Inovação, Tecnologia e Comunicação na Gestão Pública
Outra ‘Sessão Nobre’ que integra a programação é a Reditec Mulher, prevista para a noite de 3 de setembro. Será um momento de reconhecimento pela presença e contribuição das mulheres na Rede Federal. A solenidade reunirá gestoras e convidadas para refletir sobre liderança, equidade e desafios institucionais.
O debate do painel será conduzido por três reitoras, Ana Paula Giraux Leitão (Colégio Pedro II), Ana Paula Palheta (IFPA) e Elaine Cassiano (IFMS).
Também estão previstas apresentações musicais, Feira de Economia Solidária com artesões regionais, expositores parceiros da Rede Federal e reuniões regionais de dirigentes, para debates sobre singularidades de gestão em cada região, compartilhamento de experiências, e articulação de estratégias de desenvolvimento regional em diferentes contextos
A Reditec 2025 contará ainda com a Mostra de Experiências Exitosas, com 18 relatos selecionados, os quais são desenvolvidos em 14 Institutos Federais. Além disso, a Tenda de Boas Práticas abrirá espaço para que outros 30 trabalhos da Rede Federal sejam compartilhados e socializados, ampliando o alcance e a troca de ideias entre os participantes.
Paralelamente à programação oficial em Bonito, os fóruns do Conif estarão reunidos no Campus Jardim (unidade do IFMS mais próxima) nas manhãs dos dias 3 e 4 de setembro.
O encerramento do evento está previsto para as 13h de sexta-feira, 5 de setembro.
A programação completa da Reditec 2025 está disponível no site oficial do evento.
Entre as inovações desta edição da Reditec, foi lançado um aplicativo exclusivo, que está disponível para download gratuito na Play Store (sistema Android) e Apple Store. O objetivo é ser um espaço de conexão no qual os participantes possam visualizar toda a programação, se inscrever nas atividades de interesse e interagir entre si.
Também pela primeira vez na história da Reditec, serão calculadas as emissões de carbono durante o evento. A iniciativa de medir a quantidade aproximada da emissão de gases de efeito estufa – os quais retêm o calor na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global e as mudanças climáticas – será possível graças a uma parceria do Instituto IFMS, organizador do evento, com a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS).
A Reunião Anual dos Dirigentes é uma iniciativa financiada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Ministério da Educação (MEC) para integrar reitores, pró-reitores, diretores-gerais e parceiros em prol do debate de políticas e diretrizes da Educação Profissional e Tecnológica. A organização fica sob responsabilidade dos Institutos Federais de forma alternada.