28.7 C
Três Lagoas
terça-feira, 2 de setembro de 2025

Suzano impulsiona empreendedorismo e consolida Ribas do Rio Pardo como polo de desenvolvimento

Histórias de transformação de empreendedores locais revelam como o município vem se consolidando como novo polo de desenvolvimento em Mato Grosso do Sul

Há poucos anos, Elaine Ribeiro, de 56 anos, chegou a Ribas do Rio Pardo com sua família e uma modesta estrutura de oficina de tornearia, instalada em um espaço provisório. O irmão e cunhado assumiram os serviços técnicos e ela cuidava da parte administrativa e estratégica do negócio. Ainda sem sede própria, mas com os olhos voltados para o futuro, a família toda decidiu apostar na cidade em meio à chegada da Suzano, maior produtora mundial de celulose e referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do eucalipto, e a construção da maior fábrica de celulose de linha única do mundo.

Hoje, ela comemora um novo momento da Usinagem Ribeiro, instalada em um barracão próprio construído em terreno doado pela Prefeitura. “Nos mudamos para cá acreditando que a cidade cresceria, e é o que tem acontecido. Agora, temos estrutura, não pagamos mais aluguel e seguimos investindo para crescer junto com a cidade”, afirma.

A trajetória de Elaine é uma entre tantas que ajudam a contar a história de um novo capítulo econômico para o município. Com um ano de operação da nova unidade, a Suzano segue contribuindo para movimentar a economia local, fortalecendo cadeias de serviços, suprimentos e comércio. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), Ribas do Rio Pardo gerou 733 novas vagas de emprego formal entre janeiro e junho de 2025.

Ao priorizar fornecedores locais e investir na capacitação de micro e pequenas empresas, a companhia tem fomentado um ecossistema de negócios mais competitivo e sustentável. “Na Suzano, temos a convicção de que o nosso desenvolvimento só faz sentido quando é construído de forma compartilhada com a sociedade. Alinhados ao nosso direcionador, que diz que ‘só é bom para nós se for bom para o mundo’, a nossa atuação em Ribas do Rio Pardo é fruto de um trabalho pautado pelo diálogo, parcerias e por investimentos em ações que fortalecem cadeias de serviços, suprimentos e o comércio local, gerando e compartilhando valor com melhores condições para que empresas e pessoas cresçam de forma sustentável”, afirma Leonardo Mendonça Pimenta, diretor de Operações Industriais da Suzano.

Qualificação para empresas

Durante a construção da unidade industrial, Elaine participou do Projeto Semear, iniciativa da Suzano em parceria com o Sebrae, que já qualificou mais de 150 empresas da região. “Desde a primeira aula, ficou claro que o cenário mudaria, e que só se manteriam os empreendedores dispostos a se estruturar. Isso nos ajudou a investir em maquinário, melhorar processos e seguir firmes no mercado mesmo com as mudanças do setor”, relata.

Quem também participou do curso foi Douglas Alves da Silva, de 36 anos. Empresário nas áreas de metalurgia e comunicação visual em Água Clara, ele destaca a importância que a formação teve na administração de seu negócio. “Após a qualificação, passamos por uma adequação para encarar a nova realidade de um ambiente de negócios com padrões mais exigentes e especificidades que antes não conhecíamos. Fomos atrás de documentações que não tínhamos, como certidões mensais, balanço anual e outros documentos que, com o curso, entendemos serem fundamentais”, explicou o empresário.

Outro nome que representa bem esse novo momento é David Sasso, de 40 anos, proprietário da Indústria de Concreto Rio Pardo. Sua empresa nasceu há uma década com uma estrutura simples e capacidade limitada. “Era uma concreteira praticamente arcaica. O sistema era manual e o cimento vinha no rasga-saco”, lembra.

“A crescente demanda durante as obras da Suzano impulsionou David a transformar completamente sua operação. O empreendedor implantou uma central automatizada, adquiriu novos caminhões e bombas de concreto, ampliou a estrutura física e criou um laboratório próprio para controle de qualidade. Passei de uma capacidade de 40 metros cúbicos por dia para 200. Antes, eu levava 45 minutos para preparar um caminhão de concreto; hoje faço isso em 8 minutos”, explica.

Fortalecimento da cadeia de valor

Mesmo com a demanda arrefecendo com o final das obras, a empresa de David Sasso conseguiu manter clientes para uma série de obras públicas e privadas, atendendo desde a construção de bases para órgãos de segurança até hospitais e empreendimentos locais. “Hoje, cerca de 80% da nossa demanda vem da cidade e 20% de serviços para a Suzano. Isso mostra que conseguimos diversificar a carteira e construir um negócio sólido”, afirma David.

O crescimento da Indústria de Concreto Rio Pardo foi acompanhado pela geração de empregos: o quadro de funcionários dobrou, passando de 15 para 32 colaboradores, todos capacitados para atender às exigências técnicas e de qualidade. “A Suzano trouxe um padrão maior de exigência e isso nos fez buscar cursos, implantar laboratório próprio e adotar processos mais rigorosos. Isso elevou o nível da empresa”, completa.

A trajetória desses empreendedores reforça a qualificação que está em curso em toda a cadeia de valor da economia da região. Elaine Ribeiro destaca a evolução do ambiente de negócios com a vontade das empresas de crescerem junto com a cidade. A empresária relata que muitas soluções não dependem mais de uma viagem até Campo Grande. “Antes, muitos materiais só eram encontrados na capital do estado. Hoje, já temos praticamente tudo aqui, o comércio cresceu bastante e a cidade está se transformando”, conta.

Com uma operação moderna e uma base de clientes diversificada, David revela que o investimento feito na operação já se pagou – e mais do que isso, abriu portas para um mercado muito mais amplo. Agora, ele enxerga o futuro com otimismo. “O cenário de Ribas do Rio Pardo mudou e ainda vai mudar muito mais. O comércio cresceu, a cidade está se estruturando e hoje é um ambiente muito mais favorável para fazer negócios”, acrescenta.

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores fabricantes de papéis da América Latina e líder no segmento de papel higiênico no Brasil. A companhia adota as melhores práticas de inovação e sustentabilidade para desenvolver produtos e soluções a partir de matéria-prima renovável. Os produtos da Suzano estão presentes na vida de mais de 2 bilhões de pessoas, cerca de 25% da população mundial, e incluem celulose; itens para higiene pessoal como papel higiênico e guardanapos; papéis para embalagens, copos e canudos; papéis para imprimir e escrever, entre outros produtos desenvolvidos para atender à crescente necessidade do planeta por itens mais sustentáveis. Entre suas marcas no Brasil estão Neve®, Pólen®, Suzano Report®, Mimmo®, entre outras. Com sede no Brasil e operações na América Latina, América do Norte, Europa e Ásia, a empresa tem mais de 100 anos de história e ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.