Evento discutiu os desafios da imprensa diante das transformações econômicas e sociais e anunciou os vencedores da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo
Consolidado como um dos principais encontros de jornalistas, comunicadores e acadêmicos da área de Mato Grosso do Sul, o SebraeJor 2025, realizado na noite da última terça-feira (2), trouxe um diálogo sobre o tema “Jornalismo sem fronteiras: conexões que transformam”. A iniciativa do Sebrae/MS contou com o apoio do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Mato Grosso do Sul (Sindha MS) e foi palco para o anúncio dos vencedores da etapa estadual da 12ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo.
O encontro propôs reflexões a respeito dos assuntos que podem se transformar em boas pautas diante das transformações econômicas e sociais que marcam o Estado. Em um cenário de internacionalização, atração de investimentos e acesso a novos mercados, Mato Grosso do Sul encontra-se em constante crescimento. Indicadores que fazem a região ser destaque em âmbito nacional foram apresentados durante o evento em uma palestra ministrada pelo vice-presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS e secretário de Estado Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck.
“Trouxemos um pouco do cenário econômico do Estado, mostrando indicadores, porque as primeiras perguntas que os jornalistas sempre fazem é: quanto será investido? Quanto isso vai gerar de empregos? Esse é o cotidiano dos profissionais na construção de pautas e buscamos responder a esses questionamentos ao trabalhar com base de informação. Por isso, trouxemos alguns dados e situações positivas que mostram o nosso cenário econômico e pautas que podem ser trabalhadas em prol do desenvolvimento de Mato Grosso do Sul”, destacou Verruck.
Segundo o conselheiro do Sebrae/MS e secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc, Ricardo Senna, esse diálogo é de suma importância para contribuir com o trabalho desenvolvido pelos jornalistas. Senna também ressaltou a relevância da comunicação para promover a competitividade dos negócios.
“Se o público-alvo de uma empresa, não conhece aquilo que ela oferece, produz, os valores que possui e as principais diretrizes do negócio, a comunicação precisa ser melhorada. Ter uma boa comunicação é fundamental para fazer conexões, por essa razão, esse prêmio de jornalismo que o Sebrae realiza é fundamental. É um reconhecimento de uma área tão importante para a competitividade dos negócios”, enfatizou Senna.

De acordo com a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, a imprensa exerce um papel fundamental para a valorização dos pequenos negócios como propulsores da economia do Estado e o evento é uma maneira de reconhecer isso. “É um presente e um reconhecimento aos jornalistas, que são parceiros fundamentais para levar nossa missão ainda mais longe. Nesta edição, unimos pela primeira vez o SebraeJor e o Prêmio Sebrae de Jornalismo, que registrou recorde de 96 inscrições. É motivo de orgulho, porque aqui falamos de oportunidades, geração de renda e melhoria da qualidade de vida das pessoas”, pontuou.
Para enriquecer o diálogo com os profissionais de comunicação, o evento contou com a presença do jornalista Márcio Gomes, âncora do CNN Prime Time. Com mais de 30 anos de carreira e ampla experiência em coberturas nacionais e internacionais, Márcio falou sobre a importância da resiliência, planejamento e trabalho em equipe para fazer uma boa entrega ao público.
“No jornalismo, aprendemos que ninguém é bom sozinho. As conexões são fundamentais para reunir diferentes visões e levar informação de qualidade a quem nos assiste, lê ou ouve. Crescer como profissional e como pessoa exige abrir-se ao aprendizado com os outros, fazer contatos e não se isolar. É isso que sustenta nossa trajetória”, expôs.
Reconhecimento à imprensa
Pela primeira vez, o SebraeJor também foi palco para o anúncio dos vencedores da etapa estadual do 12º Prêmio Sebrae de Jornalismo, que reconheceu as melhores reportagens e conteúdos que abordam o universo do empreendedorismo com o foco nos pequenos negócios. A edição bateu recorde de inscrições, com 96 trabalhos participantes – um aumento de 45% em relação a última edição realizada no Estado em 2022.
Na data, foram premiados os três melhores trabalhos nas categorias profissionais: “Texto”, “Áudio”, “Foto” e “Vídeo”; e o melhor trabalho na categoria “Jornalismo Universitário”. Um dos vencedores foi o jornalista Anderson Viegas, que garantiu o primeiro lugar na categoria “Texto” e pontuou a importância do reconhecimento.
“É com grande alegria que recebo meu sexto prêmio, mas este, em particular, é muito especial. Depois de deixar meu último emprego, decidi empreender e criei meu próprio portal de notícias, o Made in MS, e, em apenas três meses de existência, já conquistamos este reconhecimento tão importante. Acredito que a vitória se deve à inspiração que buscamos no dia a dia. Minha reportagem conta a história da Dona Helô, que aos 73 anos transformou a realidade ao seu redor ao empreender. É uma história que inspira e emociona, além de me motivar a seguir em frente com meu próprio negócio”, comemorou.
A estudante de jornalismo em Três Lagoas, Any Gabriely Rodrigues Galvão, representou os acadêmicos da Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS) – Faculdades Integradas que venceram o primeiro lugar na categoria “Jornalismo Universitário”. Segundo ela, receber esse reconhecimento foi muito emocionante para toda a equipe. “É muito gratificante participar e falo isso por todos nós. Estávamos ansiosos e nervosos, mas é uma honra estar aqui. Esse é um trabalho em grupo que une turmas do primeiro e do terceiro ano, uma oportunidade de conexão e de vivenciar um evento incrível como este”, comemorou.
Ao todo, o evento reuniu mais de 200 participantes em um momento de celebração e networking. Dentre os comunicadores presentes, esteve a editora de texto da TV MS Record, Antonielly Avellar, que comentou sobre como a iniciativa contribui para a valorização profissional. “As premiações do Sebrae são um grande reconhecimento do nosso trabalho do dia a dia. Cada pauta exige esforço até se transformar em um texto ou um vídeo, e ser valorizado por isso é muito gratificante. Mais de 90 profissionais participaram desta edição. Nem todos vencem, mas cada um carrega um pouco da conquista, porque todos estão diariamente batalhando pelo jornalismo”, concluiu.
Conheça os vencedores da etapa estadual do 12º PSJ:
Jornalismo em Texto
- 1º lugar: “Vovó empreendedora: Dona Helô, aos 73 anos, mostra que não tem idade para a mulher transformar sonhos em realidade”, do Portal Made in MS. O trabalho é de autoria de Anderson Cardoso Viegas.
- 2º lugar: “Agro girls reinam no MS, em um universo que costumava ser masculino”, do Jornal Midiamax/UOL. O trabalho é de autoria de Graziela Rezende e Thalya Godoy.
- 3º lugar: “Força invisível: como a economia popular movimenta renda, resistência e inovação”, do Campo Grande News. O trabalho é de autoria de Aline dos Santos e Murilo Medeiros.
Jornalismo em Áudio
- 1º lugar: “Indústria usa barbatimão para produzir cosméticos de forma sustentável e desenvolve cadeia produtiva”, da Massa FM CG. O trabalho é de autoria de Duda Schindler (Maria Eduarda Schindler) e Christiane Reis.
- 2º lugar: “Empreendedorismo no Centro: A Força de Quem Mantém o Comércio Vivo”, da Rádio Cidade 97. O trabalho é de autoria de Rodrigo do Nascimento Rodrigues, Emilly Mira e Gabriel Felix.
- 3º lugar: “Catálogo da Esperança: o artesanato que transforma realidades em Nova Porto XV”, da Rádio Massa FM – Três Lagoas. O trabalho é de autoria de Kelly Martins e Marcos Phelipe.

Jornalismo em Vídeo
- 1º lugar: “Reaproveitamento de dejetos é caminho para mais sustentabilidade no campo”, da TV Morena (Globo). O trabalho é de autoria de Endrio Ribeiro da Silva Francescon, com a equipe Adelino Vargas, Ariovaldo Dantas e Antonio Marcos.
- 2º lugar: “De produtoras de mel pantaneiro a polinizadoras profissionais, abelhas transformam mercado em MS”, da SBT MS. O trabalho é de autoria de Cleber Gellio da Silva, com a equipe Márcio Perez, Andrey Webster, Mariana Coli, Silvio Otto e Eliane Ferreira.
- 3º lugar: “Robotização revoluciona produção de leite em Mato Grosso do Sul”, do Canal do Boi. O trabalho é de autoria de Valeria Benites, com a equipe Gadiel Chaparro e Karine Pegoraro.

Fotojornalismo
- 1º lugar: “DO SUL: tradições artesanais pantaneiras atravessam gerações e preservam identidade cultural de MS”, do Top Mídia News. O trabalho é de autoria de Marcos Maluf.
- 2º lugar: “Quase analógicas, mulheres entram no mundo digital e se tornam milionárias”, do Top Mídia News. O trabalho é de autoria de Marcos Maluf.
- 3º lugar: “Sandra escolhe a rua do presídio e bomba fazendo roupa para detentos”, do Campo Grande News. O trabalho é de autoria de Paulo Francis.
Jornalismo Universitário (Categoria Especial)
- 1º lugar: “Artesão de Três Lagoas transforma cocos descartados em arte sustentável”, das Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS. O trabalho é de autoria de Any Gabriely Rodrigues Galvão, com a equipe Geovana Garcia Coimbra, Letícya Guimarães de Freitas, Letícia Maria Farias dos Santos, Thayuri Ferreira Barbosa, Pedro Henrique Alves Euzébio Tergolino e Víctor Pereira Falco dos Santos. A docente orientadora foi Emily Souza Custódio.
- 2º lugar: “Rodas e Resistência: Um Movimento que desliza, resiste e transforma”, da Universidade Católica Dom Bosco. O trabalho é de autoria de Gabriela do Nascimento Ramires, com a equipe Amanda Vitória de Souza dos Santos e Giovanna de Souza Gazozo. O docente orientador foi Gabriel Quartin Cespedes.

Para mais informações sobre as ações do Sebrae, entre em contato pela Central de Relacionamento, no número 0800 570 0800 ou acesse: ms.sebrae.com.br.
(*) Assessoria de Imprensa do Sebrae/MS