35.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Expedição Silvicultura: É dada a largada para o maior levantamento de produtividade florestal no Brasil!

A Expedição Silvicultura é a maior pesquisa de produtividade do país, com 40 mil pontos de controle e 1.000 amostras. A jornada tecnológica passará por 14 estados, com eventos presenciais e gratuitos; saiba mais

Expedição Silvicultura, um projeto inovador da Canopy Remote Sensing Solutions, inicia oficialmente seu roteiro hoje, 5 de setembro. O ponto de partida é o estado de Santa Catarina, de onde a equipe seguirá para uma jornada que atravessará de setembro a novembro, 14 estados do Brasil, com o objetivo de realizar o maior e mais detalhado levantamento já feito sobre a produtividade das plantações florestais do país. Nove eventos presenciais em parceria com associações regionais fazem parte do roteiro — e as inscrições são gratuitas!

O projeto é um censo completo da silvicultura brasileira. Serão mapeados cerca de 40 mil pontos de controle e coletadas 1.000 amostras de inventário florestal, gerando uma quantidade massiva de dados essenciais sobre produtividade, práticas de manejo e outros indicadores críticos.

Sobre a relevância da Expedição Silvicultura, Bruno Montibeller, sócio da Canopy Remote Sensing Solutions e coordenador geral do projeto, destaca: “Estamos unindo o que há de mais avançado em tecnologia de sensoriamento remoto com a realidade do campo. O projeto não é apenas sobre coletar dados, é sobre conectar pessoas e impulsionar a inovação. Nossos eventos presenciais são uma oportunidade única para o intercâmbio de conhecimento, onde especialistas, empresas e o poder público poderão debater e moldar o futuro da silvicultura. Com essa imersão, vamos transformar dados coletados com precisão tecnológica em ações, garantindo que o setor continue na vanguarda do desenvolvimento sustentável”.

Eventos presenciais: imersão, negócios & oportunidades

Os eventos presenciais da Expedição Silvicultura serão oportunidades únicas para o intercâmbio de conhecimento e networking entre profissionais, associações e o setor público. Com uma programação que inclui palestras, painéis e a apresentação de inovações tecnológicas, os encontros visam oferecer uma experiência imersiva de aprendizado. O objetivo é compartilhar insights inéditos sobre a base florestal brasileira, debater os rumos da silvicultura e apresentar tecnologias de ponta.

Cronograma completo dos eventos:

  • Belo Horizonte, MG: 10 de setembro
  • Vitória, ES: 17 de setembro
  • Eunápolis, BA: 22 de setembro
  • Lucas do Rio Verde, MT: 09 de outubro
  • Três Lagoas, MS: 16 de outubro
  • Botucatu, SP: 22 de outubro
  • Curitiba, PR: 27 de outubro
  • Lages, SC: 31 de outubro
  • Porto Alegre, RS: 06 de novembro

As inscrições para os eventos são gratuitas e podem ser feitas no site www.expedicaosilvicultura.com.br.

Alta tecnologia a serviço da floresta

A Expedição Silvicultura se destaca por sua abordagem inovadora, combinando uma série de tecnologias de ponta e amplo know-how da Canopy Remote Sensing Solutions para a coleta de dados e a geração de conhecimento. A jornada contará com o uso de sistemas avançados que digitalizam e otimizam o inventário florestal. Soluções com inteligência artificial processarão vídeos e criarão modelos 3D de árvores para uma medição precisa. Além disso, a expedição usará sensores magnéticos para mapear a composição do solo. Essa combinação de ferramentas gerará um panorama detalhado e preciso da produtividade das florestas plantadas no Brasil, fornecendo dados essenciais para o futuro do setor.

  • O SmartForest, da Treevia, digitaliza e otimiza o inventário florestal, permitindo o registro e armazenamento instantâneo de dados em campo. Isso transforma a coleta manual em um processo muito mais eficiente. Já os sensores IoT possibilitam o monitoramento contínuo das florestas, fornecendo informações em tempo real. Essa tecnologia eleva a qualidade da análise, gerando um panorama mais aprofundado do setor.
  • Katam contribuirá através da sua tecnologia KASLAM, uma inteligência artificial que processa vídeos de câmeras GoPro para realizar o inventário florestal. O sistema gera dados georreferenciados de forma rápida e precisa, com a capacidade de medir 1 hectare por minuto. A tecnologia se destaca pela eficiência e pela capacidade de oferecer uma base de dados robusta, o que é essencial para tomadas de decisão estratégicas, resultando em maior produtividade e sustentabilidade para o setor.
  • Mogai participa do projeto com sua tecnologia HammerHead Lidar (HH-Lidar), que, integrada ao software Inventário Florestal Online, mensura o volume exato de cada árvore a partir de modelos 3D. Essa solução substitui os métodos manuais, que são mais propensos a erros, por um processo 100% automático e auditável que oferece dados precisos e detalhados.
  • A expedição contará com uma tecnologia inédita de tipificação de argilas, baseada em sensores magnéticos e na inteligência artificial LITA, capaz de mapear em detalhe a composição do solo. Desenvolvida pela Terrus Floresta — spin-off da Quanticum em parceria com o Grupo TreeX —, essa solução foi a primeira patente da América Latina em seu campo e funciona com uma base própria de Big Data que cobre todo o Brasil. Diferente dos métodos convencionais, ela revela variações invisíveis a olho nu, transformando sinais magnéticos em mapas de aptidão e risco. Assim, produtores e gestores podem tomar decisões mais precisas sobre manejo e fertilização. Reconhecida e apoiada pela Agência Unesp de Inovação e por todo o ecossistema Terrus Agri, que reúne mais de cinco empresas e grupos familiares, a tecnologia fortalece a resiliência, reduz riscos e amplia a sustentabilidade do setor agrícola e florestal.

Para Fabio Gonçalves, Cofundador & CEO da Canopy Remote Sensing Solutions, o projeto representa um importante passo para acelerar a evolução do setor. “A Expedição Silvicultura marca um novo capítulo para a cadeia produtiva florestal brasileira. Com o uso de tecnologia de ponta para a coleta de dados, este projeto vai além de uma simples jornada: é um levantamento completo que proporcionará uma visão sem precedentes sobre as condições e os desafios da produção florestal. As informações valiosas, obtidas a partir de 40 mil pontos de controle, mil amostras de inventário e centenas de entrevistas, serão a base para tomadas de decisão estratégicas. O projeto fornecerá os dados necessários para impulsionar a eficiência e o crescimento do setor”.

A Expedição Silvicultura é uma realização da Canopy Remote Sensing Solutions (www.canopyrss.com.br), em parceria com a Embrapa Florestas (www.embrapa.br/florestas) e Paulo Cardoso Comunicações (www.paulocardosocom.com.br), e conta com apoio das principais instituições e empresas do setor.

Garanta a sua vaga — As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas!

Clique aqui e não perca esta oportunidade única! Inscrições gratuitas e vagas limitadas!

Participe de um movimento que conecta ciência, produção e sustentabilidade para moldar o futuro da silvicultura no Brasil. Para mais informações entre em contato: [email protected] ou [email protected].

Redação Mais Floresta

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.