A Câmara Municipal de Três Lagoas foi palco, de um encontro que promete fortalecer ainda mais a rede hospitalar da Costa Leste de Mato Grosso do Sul. O Comitê Regional dos Hospitais realizou nesta quinta-feira (4), a II Conferência Regional dos Hospitais, trazendo como tema central “Unindo forças pela saúde regional, qualidade, acesso e humanização”.

O evento reuniu gestores, profissionais da saúde e autoridades em um momento de integração, troca de experiências e construção de soluções conjuntas para os desafios do setor.
Entre as presenças de destaque estiveram: a presidente do Comitê Regional dos Hospitais da Costa Leste, Patrícia Gonçalves; a palestrante e coach Marcela Almeida França; o administrador hospitalar, diretor geral do Hospital Auxiliadora e presidente da Fehbesul, Marco Antônio Calderon de Moura; o médico cirurgião geral e assessor técnico da Secretaria de Estado de Saúde, João Ricardo Filgueiras Tognini; além da secretária municipal de Saúde, Juliana Salim e a Superintendente de Gestão Estratégica do Estado de Mato Grosso do Sul, Maria Ângélica Benetasso.


Com olhares voltados à melhoria contínua do atendimento à população, a conferência reforçou a necessidade de união entre hospitais e gestores, destacando a importância do acesso de qualidade e da humanização no cuidado com os pacientes.
EVENTO

Patrícia Gonçalves, presidente do Comitê Regional de Hospitais da Costa Leste de MS, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou o caráter colaborativo da agenda.
“Esta Conferência nasce do trabalho conjunto. Alinhamos prioridades, compartilhamos experiências e fortalecemos a rede para que as pessoas tenham atendimento mais ágil, seguro e resolutivo em toda a região”, destacou.

Já o administrador hospitalar; diretor-geral do Hospital Auxiliadora; presidente da FEHBESUL e conselheiro da CMB, Marco Antônio Calderon de Moura apresentou perspectivas de gestão por processos, custos e sustentabilidade, com ênfase em valor em saúde e decisões baseadas em dados.
“Mapear fluxos, medir indicadores e gerir custos com transparência gera valor, melhora o cuidado, qualifica a gestão e sustenta a rede. Regionalização se faz com processos integrados e informação confiável”, afirmou.

Comitê Regional de Hospitais da Costa Leste de MS
Instância colegiada e apartidária, o Comitê integra e fortalece a rede hospitalar da Costa Leste, reunindo representantes dos hospitais e do poder público de Água Clara, Aparecida do Taboado, Bataguassu, Brasilândia, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Inocência, Paraíso das Águas, Paranaíba, Santa Rita do Pardo, Selvíria e Três Lagoas. A atuação é focada na cooperação interinstitucional, qualificação da gestão e melhoria contínua dos resultados em saúde.

(*) Pollyanna Eloy