26.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 8 de setembro de 2025

Polo de celulose e papel, Três Lagoas ainda enfrenta isolamento aéreo; Dourados comemora retomada com a Latam

A suspensão da Azul, inicialmente apresentada como temporária, tornou-se definitiva em agosto em Três Lagoas

Por: Nathalia Santos

Mesmo sendo um dos maiores polos industriais do Centro-Oeste atualmente, Três Lagoas está sem voos comerciais regulares desde março deste ano, quando a Azul Linhas Aéreas suspendeu a única rota que ligava o município a Campinas (SP).

A cidade, que abriga gigantes como Suzano, Eldorado, Arauco e Sylvamo (ex-International Paper), hoje depende de aeroportos distantes para deslocamentos aéreos: Campo Grande (320 km), São José do Rio Preto (300 km), Presidente Prudente (240 km) e Araçatuba (120 km).

Polo de celulose e papel, Três Lagoas ainda enfrenta isolamento aéreo; Dourados comemora retomada com a Latam
Quando a Azul operava em Três Lagoas os voos saiam com lotação esgotada (Foto: Divulgação)

A suspensão da Azul, inicialmente apresentada como temporária, tornou-se definitiva em agosto, quando a companhia anunciou o encerramento das operações em 14 cidades brasileiras, incluindo Três Lagoas.

IMPACTOS E TENTATIVAS DE RETOMADA

Polo de celulose e papel, Três Lagoas ainda enfrenta isolamento aéreo; Dourados comemora retomada com a Latam

A ausência de voos comerciais tem gerado transtornos para empresários e trabalhadores. No mês passado, durante o Show Florestal, evento internacional que reuniu expositores de dez países e de vários estados em Três Lagoas, o aeroporto local recebeu intensa movimentação de aeronaves particulares, mas as reclamações pela falta de voos regulares voltaram a se repetir.

A Prefeitura e o Governo do Estado vêm tentando reverter o cenário. Em abril, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Marcos Gomes Júnior, e o diretor da pasta, Renan Baptista, estiveram em São Paulo para uma reunião com a Gol Linhas Aéreas. O encontro contou ainda com representantes da Agesul e do Governo de Mato Grosso do Sul.

Na ocasião, foi apresentada uma proposta para que a Gol passe a operar voos em Três Lagoas.

“Conseguimos mostrar o potencial da cidade e a proposta construída junto ao Governo do Estado. Agora, estamos aguardando uma resposta da companhia, que avaliará internamente as condições para a possível implantação”, afirmou Gomes Júnior.

A Latam, por sua vez, prometeu realizar um estudo de viabilidade, mas ainda não anunciou prazos ou compromissos.

DOURADOS RETOMA VOOS

Vídeo: Franz Mendes

Enquanto Três Lagoas permanece desconectada, Dourados, segunda maior cidade do estado, voltou a contar com voos regulares nesta segunda-feira (8 de setembro). A Latam inaugurou a rota Guarulhos (SP) a Dourados, operada em aeronaves Airbus A319 com capacidade para 140 passageiros.

Assessoria PMD

Os voos são realizados três vezes por semana (segundas, quintas e sextas-feiras). O trecho inaugural registrou 90% de ocupação, reforçando a demanda reprimida da região.

Com a nova rota, a Latam atinge a marca histórica de 58 destinos atendidos no Brasil em 2025.

Para o governador Eduardo Riedel (PP), a retomada simboliza o fortalecimento da conectividade regional. Já a Prefeitura de Dourados destacou os investimentos realizados para adequar o aeroporto às exigências da Anac, Decea e Infraero.

DESIGUALDADE NA MALHA AÉREA

Vídeo: Franz Mendes

A comparação entre as duas cidades mostra um contraste: enquanto Dourados celebra a volta dos voos regulares, Três Lagoas, terceira maior cidade do Mato Grosso do Sul, segue à espera de soluções para recuperar sua conexão aérea.

Com forte peso econômico e industrial, especialistas apontam que a falta de voos comerciais representa um gargalo logístico para o município.

Até que a Gol ou a Latam confirmem operações, empresários e trabalhadores seguirão enfrentando longas viagens terrestres até aeroportos de cidades vizinhas.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.