Edital de fluxo contínuo oferece nova oportunidade a estudantes que foram desligados ou que abandonaram os cursos da instituição
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com processo seletivo aberto para reingresso nas especializações. A seleção, de fluxo contínuo, possibilita que estudantes desligados ou evadidos possam retornar aos cursos. A iniciativa visa melhorar os índices de permanência e êxito da instituição.
Na seleção de reingresso não são oferecidas vagas a novos estudantes. O edital é destinado exclusivamente àqueles que já foram matriculados em cursos de pós-graduação lato sensu no IFMS.
Para se inscrever, o interessado deve ter sido matriculado no mesmo curso e campus para o qual pretende se candidatar, e não pode ter concluído o curso. Em cursos multicampi, é possível se inscrever para uma vaga em outro campus.
A seleção ocorrerá de forma contínua durante o período de 12 meses, conforme houver vagas disponíveis. A quantidade de vagas será definida pela coordenação e colegiado de cada curso, levando em conta a disponibilidade de docentes para orientação e outros critérios estabelecidos no regulamento do curso.
Os candidatos serão classificados com base em dois critérios: o maior número de disciplinas cursadas e aprovadas; e a ordem cronológica de inscrição. A análise será feita pela Coordenação de Pós-Graduação (Copog), sempre que solicitada pela Coordenação do Curso.
O Edital nº 069/2025, com todas as regras do processo seletivo está publicado na Central de Seleção do IFMS.
Inscrições
São gratuitas e seguem abertas até 31 de agosto de 2026. Para se inscrever, o candidato deve preencher o formulário on-line.
No formulário, é preciso indicar o curso e o campus em que se quer reingressar, que devem ser os mesmos em que o candidato já esteve matriculado, exceto para cursos multicampi.
A lista de inscritos será atualizada mensalmente na Central de Seleção do IFMS, até o quinto dia útil de cada mês.
O resultado preliminar será publicado após o processo de seleção em um curso específico. Nele, constarão as listas de candidatos classificados, em espera e indeferidos, além da data limite para a interposição de recursos.
Após a análise de recursos (se houver), será divulgado o resultado final, com os nomes dos candidatos selecionados em ordem de classificação, o prazo para a matrícula e a data de início das aulas.
Caso sejam abertas novas vagas por desistência, candidatos da lista de espera poderão ser convocados, seguindo a ordem de classificação.